quarta-feira, 24 de junho de 2009

NOVA ERECHIM RECEBE DEBATE SOBRE UNIVERSIDADE FEDERAL

Pessoal. É amanhã quinta-feira o debate sobre a Universidade Fronteira Sul em Nova Erechim. Teremos informações sobre vestibular, concurso e muito mais sobre a Universidade que vai ter sua sede em Chapecó. A vereadora Luciane Carminatti e o Deputado Pedro Uczai falarão sobre este grande investimento educacional em nosso Estado que é um dos maiores em Santa Catarina. A iniciativa é do mandato do vereador Giba com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Erechim. O evento começa as 19 horas no centro de convivência dos Idosos e contará com a participação de pais, professores e especialmente de alunos do ensino médio. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Deputado Paulo Pimenta protesta contra decisão que desregulamentou a profissão de Jornalismo



Deputado pretende apresentar PEC para que a exigência do diploma seja indispensável ao exercício da profissão
O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) foi o único parlamentar a participar do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (17), que analisou a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Jornalista formado pela UFSM, Pimenta classificou como “vergonhosa” a decisão que derrubou a obrigatoriedade do diploma, por 8 votos a 1.
Ao sair do STF, o petista dirigiu-se imediatamente à Câmara dos Deputados para, da tribuna, protestar contra a decisão "absurda" que estava sendo tomada na Suprema Corte do país. Pimenta criticou a omissão da imprensa brasileira, que em momento algum tratou o julgamento da regulamentação da profissão de jornalista como pauta de seus trabalhos. Para o deputado gaúcho, o silêncio dos meios de comunicação é a demonstração do que ocorrerá com a imprensa brasileira, a partir da desregulamentação da profissão.
Pimenta informou que vai buscar a direção da FENAJ para discutir ações a serem tomadas e solicitar uma consultoria jurídica para verificar a viabilidade na tentativa de consolidar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a fim de que a exigência do diploma seja indispensável ao exercício da profissão de jornalista. O deputado também pretende realizar reuniões em faculdades de Jornalismo, na tentativa de mobilizar a sociedade e quebrar o bloqueio da grande imprensa, de modo que seja retomada a discussão sobre a regulamentação desses profissionais da comunicação.
Fonte: Gabinete do deputado federal Paulo Pimenta

quarta-feira, 17 de junho de 2009

VAI COMEÇAR A "PELEIA"


Assim podemos chamar a finalíssima da Copa do Brasil que inicia hoje no Pacaembu em São Paulo e só termina na quarta dia 1º no Beira Rio em Porto Alegre. Dois gigantes do futebol brasileiro quebraram uma barreira que vinha durando por muito tempo já que 2 times grandes não chegariam em uma final de Copa do Brasil. Realmente isso acontece pouco, mas aconteceu. Inter x Corinthians. Paulistas e Gaúchos começam a decidir hoje a noite as 21h50 não só a Copa do Brasil, mas também uma vaga para a Libertadores do ano que vem. E mais. Não bastasse a rivalidade aumentada em 2005, quando os Paulistas foram campeões brasileiros contestados não só pelos Gaúchos mas por todo o mundo, temos também rivalidade no banco de reservas. TITE x MANO. O Corintiano teve uma passagem destacada pelo Grêmio, assim como Tite. Mas convenhamos. Os vermelhos não são muito chegados em Meneses, que na época do Rio Grande conseguiu várias façanhas comandando o Tricolor.
Enfim, vai ser uma final de tirar o fôlego. Prepare seu coração porque essa é uma final de Copa do Brasil que realmente não tem favorito. Vai ganhar quem tiver mais raça. E esperamos que dessa vez realmente a arbitragem não prejudique o bom futebol.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

REUNIÃO COM VEREADORES E PRESIDENTES DE CÂMARAS MUNICIPAIS NESTE SÁBADO EM PALMITOS

Será realizado no próximo sábado dia 13 de junho, as 9h da manhã na cidade de Palmitos, encontro descentralizado do Fórum Permanente dos Presidentes de Câmaras da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC).
A programação do evento irá abranger palestra com o tema “Probidade e Improbidade Administrativa Responsabilidade do Presidente e Vereador”, que será ministrada pela equipe de Assessoria Jurídica da ACAMOSC.

O Fórum é uma iniciativa da entidade e tem como principais objetivos Fortalecer o Poder Legislativo nos Municípios, unir os Poderes Legislativos e Executivos para fortalecer as reivindicações e ações locais e regionais, desenvolver estudos e debates sobre a Legislação em vigor efetivar permanentes estudos sobre problemas sociais, ambientais e econômicos, locais e regionais; disponibilizar e socializar informações sobre a Administração das Câmaras, técnica Legislativa e Processo Legislativo, oportunizando integração e troca de experiências entre os Legisladores, desenvolver debates e estudos acerca das legislações em vigor e efetivar ações em conjunto com os associados da ACAMOSC.

Conforme o Presidente da ACAMOSC, o vereador Itamar Agnoletto: “Essa reunião descentralizada do Fórum dos Presidentes tem como objetivo claro visar o fortalecimento e os laços entre os Presidentes das Câmaras associados da entidade e levar principalmente informações pertinentes às funções Legislativas”.
O encontro acontecerá em paralelo a “Festa do Vinho” e terá como sede o Parque de Eventos de Palmitos - SC 283 Linha Goretti (CTG Porteira do Oeste).

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PT do Extremo Oeste reforça pré-candidatura de Ideli


O encontro do PT da Microrregião de São Miguel do Oeste, em Guaraciaba, na última sexta-feira (5), reuniu 50 militantes da região, no plenário da Câmara de Vereadores do município. O deputado Padre Pedro Baldissera participou dos debates, que iniciaram com uma análise de conjuntura da política estadual e nacional.

O Processo de Eleição Direta (PED), que ocorre neste ano, as filiações a distância e os dados sobre a atuação do Governo Federal no Estado foram alguns dos temas abordados no encontro.
Conforme o deputado Padre Pedro, as manifestações das lideranças ressaltam o compromisso do PT na região com a pré-candidatura da senadora Ideli Salvatti ao Governo do Estado e com a defesa do Governo Lula, e das políticas que estão sendo adotadas em nível nacional.

O parlamentar também destacou a importância da realização de debates semelhantes em todas as regiões. “Estamos qualificando nossas discussões internas e também é uma chance para ouvir representantes de todas as regiões. O PT e os locais onde o PT administra ganham com essa postura”, disse Padre Pedro.

DORES NAS COSTAS - Diagnóstico precoce: bons resultados no tratamento


Independente das atividades realizadas, dores nas costas são comuns entre todas as pessoas. Algumas com mais intensidade, outras com menos, algumas com dores crônicas provocados por patologias, enquanto outras mais simples provocadas por mal jeitos passageiros. De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, existe uma alta incidência de problemas com dores nas costas que afetam 70% da população. “A má postura é a causa mais comum, seguida de desvios da coluna vertebral e doenças como hérnias de disco, discopatia degenerativa e artroses” explica Reichmann.

Para evitar esses problemas, o médico orienta a prática de exercícios físicos diariamente para alongar e fortalecer a musculatura das costas e a prática de hidroginástica e natação. “Assim a musculatura fica em boas condições”, explica. A falta de cuidados com a coluna pode contraturar a musculatura das costas e provocar inflamações e dor. No caso de rotação repentina do tronco, em alguns casos pode ocasionar o rompimento de um disco intervertebral e desencadear uma hérnia de disco.

Aos praticantes de esportes de alto impacto, o médico orienta aos que sejam feitas sessões de aquecimento e alongamento prévio e posterior. “Exercícios mal orientados são uma das principais causas de dores nas costas por descompensação muscular e sobrecarga”, alerta o ortopedista.

Reichmann enfatiza que ao primeiro sinal de dor nas costas a pessoa deve procurar um médico especializado e fazer um raio-x panorâmico da coluna vertebral. “Os sinais suspeitos vão desde um ombro mais baixo que o outro, bacia desnivelada, deformidade no tórax anterior ou posterior, até sensação de um membro mais curto que outro” exemplifica. “Quanto mais cedo detectarmos o problema melhor será o resultado do tratamento”, explica.

Quando a má postura, o médico adverte que ela é adquirida e reversível em quase 100% dos casos, dependendo da idade e do início do tratamento. “Os desvios são de origem genética e de desenvolvimento físico, portanto pode-se melhorá-los com tratamento adequado quando a pessoa estiver em fase de crescimento”.

O tratamento para a cura depende muito da causa. No caso da má postura é feito através de correção postural com fisioterapia ou reeducação postural global, que é um método moderno e eficiente. No entanto, o médico diz que “nos casos graves de desvios, a cirurgia será indicada quando acarretar sintomas dolorosos. Para os casos de hérnias de disco o tratamento pode ser feito sem cirurgia, na maioria dos casos”, explica Joaquim Reichmann.

As discopatias degenerativas são tratadas, através do emagrecimento, antinflamatórios, correção postural, alongamentos de cadeias musculares posteriores e exercícios que alonguem e fortaleçam os músculos da região lombar. Em casos graves deve ser feito artrodese (cirurgia para descompressão dos nervos e estabilizar a coluna).



fonte - MB Comunicação, Laboratório Unimed Chapecó

HOJE É DIA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM NOVA ERECHIM


Será realizada hoje no Centro de Convivência dos Idosos de Nova Erechim a audiência pública municipal. Prefeito, autoridades municipais e população em geral participarão do evento que discutirá as prioridades do município para os próximos 4 anos, formando assim o Plano Pluri Anual (PPA). É importante que a população realmente participe, pois assim poderá contribuir com o desenvolvimento do município sugerindo prioridades de cada área do município. A audiência terá início as 19h.

terça-feira, 9 de junho de 2009

STF JULGA AMANHÃ OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA DE JORNALISTA


Está previsto para amanhã, 10/06, o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da obrigatoriedade do Diploma de Jornalista para o exercício da profissão. Neste momento, como mais um instrumento de luta, é muito importante que o maior número possível de pessoas encaminhem mensagens aos 11 ministros do STF, a fim de pressioná-los e convencê-los a votar a favor da manutenção do diploma, como um ato que atende aos interesses da categoria e, principalmente, da sociedade. Relacionamos abaixo os e.mails das respectivas autoridades jurídicas:
E-mails

Ministro Gilmar Mendes - Presidentemgilmar@stf.gov.br Chefe de Gabinete: Isabel Cristina Ferreira de Carvalhoisabelc@stf.gob.br
Ministro Cezar Peluso - Vice-Presidentemacpeluso@stf.gov.brChefe de Gabinete : Carla Kindler Rosanova Sottomluciam@stf.gov.br
Ministro Celso de Mellomcelso@stf.gov.brChefe de Gabinete: Miguel Ricardo de Oliveira Piazzipiazzi@stf.gov.br
Ministro Marco Auréliommarco@stf.gov.brChefe de Gabinete: Marcos Paulo Loures Menesesmarcosp@stf.gov.br
Ministra Ellen Gracieellengracie@stf.gov.brChefe de Gabinete: Ângelo Tabetangelotabet@stf.gov.br
Ministro Carlos Britto gabcarlosbritto@stf.gov.brChefe de Gabinete: Beatriz Ventura Teixeira Coimbrabeatriz@stf.gov.br
Ministro Joaquim Barbosamjbarbosa@stf.gov.brChefe de Gabinete: Marco Aurélio Lúciomarco@stf.gov.br
Ministro Eros Grauegrau@stf.gov.br Chefe de Gabinete: Alexandra Mery Hansen Matsuoalexandram@stf.gov.br
Ministro Ricardo Lewandowskigabinete-lewandowski@stf.gov.brChefe de Gabinete: Patrícia Maria Landi da Silva Bastos: patriciaml@stf.gov.br
Ministra Cármen Lúciaclarocha@stf.gov.brChefe de Gabinete: Eduardo Silva Toledo eduardost@stf.gov.br
Ministro Menezes DireitoChefe de Gabinete: Ana Maria Alvarenga Mamede Neves: gabmdireito@stf.gov.br
MAIL DO PROFESSOR JORGE

GOVERNO INDICA O FIM DO IPI


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo não tem intenção de estender a redução do IPI para compra de automóveis novos. O ministro ressaltou que a indústria automobilística retomou os patamares de produção registrados no ano passado. Em dezembro de 2008, o governo anunciou a redução do IPI sobre os automóveis para estimular a venda de veículos. A medida, que venceria em março, foi prorrogada até 30 de junho.
FONTE - CLICRBS

KAKÁ É DO REAL MADRID


Em entrevista no Recife onde a seleção jogará amanhã pelas eliminatórias da Copa do Mundo contra o Paraguai buscando a liderança isolada, o meia Kaká falou pela primeira vez como jogador do Real Madrid. Na entrevista o atleta declarou amor eterno ao Milan (Ex clube) e indicou o outro brasileiro, Alexandre Pato como futuro ídolo do clube italiano.

O meia, que se mudou para Milão em 2003, garante que só está saindo devido a difícil situação financeira que passa o clube com a chegada da crise mundial. A negociação vai render ao Milan cerca de 65 milhões de euros (quase R$ 180 milhões) e vai ser a segunda mais cara da história do futebol.
Kaká também desejou boa sorte a Leonardo, que vai assumir o comando do time a partir da próxima temporada.

SEM DÚVIDA UMA GRANDE PERDA PARA O MILAN.

Homem é flagrado trocando porco por drogas nos EUA


A polícia de Syracuse, no estado de Nova York (Estados Unidos), informou que um homem de 45 anos foi preso enquanto oferecia um porco para inteirar o pagamento de um pacote de drogas.

A negociação foi flagrada às 8h da noite da última quinta-feira. Angelo Colon ofereceu metade do porco e mais US$ 10 por uma sacolinha de crack que custava US$ 50.

O vendedor, Omar Veliz, tentou disfarçar e disse que o porco era para comemorar a saída da cadeia de um parente. Angelo foi detido por posse de drogas e Omarz vai responder por venda de entorpecentes. Enquanto a polícia efetuava a prisão, o porco sumiu.


Sem comentárioss....rsss


MATÉRIA DO SITE G1

segunda-feira, 8 de junho de 2009

BAILE A MODA ANTIGA FOI REALIZADO NO SÁBADO


O sábado frio de Nova Erechim foi esquentado pelo Baile e Brodo a Moda Antiga. O evento aconteceu no CTG Galpão da tradição e foi promovido pela Associação Vêneta Italiana do município que mais um vez deu show na preparação.


O cardápio? Uma delícia. Quem experimentou gostou. Inclusive eu..rssss

O importante de tudo isso é a confraternização da comunidade e o resgate da cultura de nossos antepassados. Parabéns a todos.

ELE QUER UM LUGAR NA FINAL


Ex-jogador do Inter, Alexandre Pato quer torcer para seu ex-time na decisão da Copa do Brasil. De acordo com a Rádio Gaúcha, o atacante do Milan e da Seleção Brasileira telefonou na última sexta-feira para o diretor executivo Newton Drummond, o Chumbinho, pedindo que reserve um camarote para ele.
Inter e Corinthians fazem o segundo jogo da final no Beira-Rio em 1º de julho. Pato estará em férias no Brasil. O casamento dele com a atriz Sthefany Brito está marcado para o dia 7, no Rio de Janeiro.

SHOW NACIONAL EM PINHALZINHO


Pra esquentar a noite fria de sexta-feira, nada melhor que curtir o show nacional de Luiz Claudio e Giuliano na Efacip em Pinhalzinho.
Os caras cantaram seus sucessos ao vivo para o bom público presente no evento. Antes e depois do show, a Banda Carta Branca esteve animando a galera. Estivemos presentes e não deixamos de clicar.
Parceria em PZO>

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Inter é eleito o melhor time do mundo no mês de maio


A Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) elegeu o Inter como o melhor time do mundo do mês de maio. Os pesquisadores justificaram a escolha dizendo que o Colorado venceu todos os jogos do Campeonato Brasileiro no último e mês e pode conquistar o título da Copa do Brasil.


No ranking da IFFHS, o Inter ganhou 40 pontos e pulou da 32ª posição para a 16ª, somando 198 pontos. Na frente do Inter, apenas o São Paulo, na 15ª colocação, com 199 pontos, e o Grêmio, na 10ª, com 222.


Na liderança, dois times estão empatados. Campeão da Liga dos Campeões, o Barcelona chegou aos 315 pontos e divide a ponta com o Manchester United. O terceiro é o Chelsea, com 276.


Além de Inter, São Paulo e Grêmio, os outros brasileiros entre os 100 primeiros colocados são Cruzeiro, na 17ª posição, Palmeiras, na 38ª, e Fluminense, na 90ª.

Financiamento habitacional da Caixa cresceu 106% até maio

A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou neste ano até maio R$ 13,2 bilhões para financiamentos habitacionais, valor 106% superior ao registrado em igual período de 2008. O número de contratos chegou a 275.464, uma evolução de 113% na mesma base de comparação.

Além disso, a Caixa anunciou uma redução nas taxas de juros para esse tipo de financiamento. Nas operações feitas com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), os juros estão entre 8,2% ao ano e 11,5% ao ano, mais a TR. De acordo com a instituição financeira, as alterações podem reduzir o valor das prestações em até 10,58%. O banco federal tem participação de 70% no crédito imobiliário do País.


Para os imóveis se enquadrem no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), as taxas variam de 8,2% ao ano a 8,9% ao ano para as unidades habitacionais avaliadas em até R$ 150 mil. Os juros variam de acordo com a opção de pagamento, sendo mais baixo para os clientes que possuam cesta de serviços e mais alto para os optarem fazer o pagamento via boleto. Antes da redução, as taxas variavam entre 8,4% ao ano e 9,4% ao ano. Para a aquisição de residências entre R$ 150 mil e R$ 500 mil, as taxas variam de 9,5% a 10,5% ao ano, ante os 9,5% a 11,5% ao ano cobrados anteriormente para essa faixa de preço.


Nas operações fora do SFH, aquelas com imóveis avaliados em mais de R$ 500 mil, a taxa de juros foi reduzida em meio ponto percentual, variando agora entre 10,5% ao ano e 11,5% ao ano.
A CEF informou ainda que pretende liberar neste ano R$ 30 bilhões para as operações de financiamento imobiliário, acima da projeção anterior, que era de R$ 27 bilhões. No mês passado, o vice-presidente de Governo, Jorge Hereda, afirmou que o programa federal "Minha Casa, Minha Vida" faria com que a projeção de R$ 27 bilhões fosse superada, mas na ocasião não anunciou o novo número.


São Paulo responde por 31,5% de todas as liberações feitas pela CEF em 2009, totalizando R$ 4,159 bilhões e 88 mil contratos. É o Estado que possui a maior participação no financiamento imobiliário da CEF.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

UM DUELO DE GIGANTES NA FINAL DA COPA DO BRASIL


Foi um teste de coração para os colorados na última partida da semi-finais da Copa do Brasil. Jogando no Couto Pereira o Coritiba marcava no campo do Internacional e criou as melhores chances. No final, o resultado de 1x0 para os Paranaenses levou os Gaúchos à final da competição. Na outra semi, o Corinthians também foi sufocado pelo Vasco em pleno Pacaembu mas conseguiu a vaga com o resultado de 0 x 0, já que havia empatado a primeira em 1 x 1 no Rio de Janeiro.

A primeira Partida da final está marcada para o dia 17 próximo. O mando de campo será definido hoje a tarde na sede da CBF por "sorteio".


Inter x Corinthians. A final da Copa do Brasil com grife.


Façam suas apostas.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O novo ENEM e a democratização do ensino superior


A democratização do acesso à universidade pública é uma bandeira histórica defendida pelos movimentos sociais. O Ministério da Educação no dia 8 de abril lançou uma proposta de criação de um novo exame nacional de avaliação do ensino médio (ENEM), e de um sistema de seleção unificada para o ensino superior. As instituições de ensino superior tem autonomia para decidirem se querem aderir ao novo sistema. Esta proposta de acabar com o vestibular que temos hoje como forma de acesso por si só não democratiza o acesso a universidade, mas certamente avança muito neste sentido.
Essa medida deve vir acompanhada com o aumento de verbas para as universidades, com uma política de assistência estudantil, e principalmente com a melhoria dos ensinos fundamental e médio públicos.A proposta do MEC de unificar o acesso às universidades públicas e particulares através do ENEM, que será reformulado, traz uma discussão importante para dentro das universidades de disputa de projeto de sociedade, no sentido que traz mudanças significativas no acesso ao ensino superior e na política de permanência estudantil.Sempre defendemos uma nova forma de acesso e entrada nas universidades brasileiras. Isso sempre fez parte de um projeto de sociedade justa e libertária. A construção de uma Universidade Democrática e Popular também passa por democratizar e ampliar o acesso a ela. E na medida que se amplia o acesso, e a democratiza, maior se torna a necessidade de garantir a permanência do e da estudante na universidade. Políticas de assistência estudantil se tornam fundamentais para garantir a construção dessa universidade. Para isso é necessário a garantia de recursos para assistência com rubrica específica.Do ponto de vista do acesso, a proposta amplia e democratiza a entrada dos e das estudantes no ensino supeior.
A proposta do novo ENEM prevê uma mudança radical dos critérios de avaliação cobrado para entrada no ensino superior. Saímos de uma avaliação conteudista, que não valoriza a capacidade de interpretação da juventude e que não respeita os parâmetros curriculares nacionais dos ensinos fundamental e médio. A forma de vestibular que temos favorece a lógica de mercado da educação com a propagação exponencial dos cursinhos pré-vestibulares, que priorizam a decoreba de fórmulas e regras que não fazem o menor sentido para a realidade de nossa juventude. Defendemos uma forma de avaliação que valoriza a interpretação, a leitura, o raciocínio lógico e a análise do conteúdo aplicado a sua realidade e temas que cercam nosso cotidiano.Um ponto importante de se destacar é que o desempenho dos e das estudantes nas escolas públicas no ENEM é igual ou superior aos dos/das estudantes nas escolas particulares. Isso inverte a lógica dos vestibulares tradicionais conteudísticos que por sua natureza geram desigualdades de participação, onde prevalece a lógica financeira (condições de pagar um cursinho pré-vestibular, uma escola particular que não tem compromisso com uma educação emancipadora, mas apenas focada em um treinamento para fazer uma prova).Mas para superar de vez a lógica dos cursinhos pré-vestibular é preciso mais que mudar o conteúdo das provas. É necessário o estabelecimento de uma avaliação seriada, que os estudantes sejam avaliados nos 3 anos do ensino médio e não somente no último ano com apenas uma prova.Outro fator importante é que esta proposta caminha no sentido da construção de um sistema nacional de educação.
As universidades teriam um instrumento único de ingresso e o ensino médio no Brasil teria que unificar seus currículos e as matérias oferecidas, eliminando as barreiras regionais hoje existentes no nosso sistema educacional. Um/uma estudante que tem que mudar de cidade, região ou estado sente na pele essas discrepâncias de não termos uma política nacional de educação, ou de uma educação voltada apenas para as provas de vestibulares de cada estado e região, e não por uma educação emancipadora. Por isso será fundamental que esta discussão seja feita na Conferência Nacional de Educação em que a pauta central será a formação de um sistema nacional articulado de educação.Essas mudanças de estrutura no acesso permitem uma maior entrada de estudantes das nossas escolas públicas e de jovens oriundos das classes populares. no ensino supeirior. Outra mudança importante na estrutura hoje da demografia das universidades é a possibilidade de maior mobilidade. Atualmente, um dado assustador é que apenas 1% dos/das estudantes universitários/as saíram de sua cidade natal para frequentar um curso superior. Isso indica que se um jovem nasce em uma cidade/região que não possua uma universidade ou faculdade, ele não tem condições de ingressar em um curso superior.Essa maior entrada de estudantes das classes populares e numa maior mobilidade estudantil traz a tona a importante discussão da assistência estudantil.
O MEC junto com a proposta de reformulação do ENEM, garante para as universidades que aderirem à proposta um acréscimo na rubrica específica para assistência estudantil de R$ 200 milhões por ano. É um avanço, porém ainda insuficiente para as atuais demandas existentes e para as novas que serão criadas com a maior mobilidade estudantil. É tarefa da UNE ir para rua e fazer a disputa para garantir o aumento da rubrica específica de assistência estudantil.A UNE cumpre um papel importante na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada., e cabe a ela , numa situação importante para os rumos da educação no país ,ser protagonista dessa transformação. Ir para as ruas e fazer a disputa do projeto da reforma universitária, por uma Universidade Democrática e Popular, faz parte do papel histórico que a União Nacional dos Estudantes tem que cumprir. Cabe a UNE fazer sim a defesa do projeto do novo ENEM, pois garante um avanço nas políticas de inclusão e democratização no ensino superior, mas que aponte mudanças e avanços, como na ampliação da rubrica específica para assistência estudantil, já que acesso e permanência devem estar. É fundamental também que a UNE exija sua participação no conselho de reformulação do novo ENEM. Temos que ser protagonistas dessa transformação.
Gabriel Magno é Coordenador de Formação da JPT-DF e Professor de Educação Básica
Rafael Chagas é Diretor de Políticas Educacionais da UNE

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pesquisas confirmam aprovação recorde de Lula


Duas pesquisas divulgadas no dia 31 de maio e 1º de junho – Datafolha e CNT/Sensus – confirmam os dados do levantamento PT/Vox Populi realizado no início de maio. Nos dois casos, aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a bater recorde e a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, cresceu na preferência do eleitor para a disputa presidencial de 2010.

Segundo o Datafolha, realizado entre os dias 26 e 28 de maio, 69%dos entrevistados classificam o governo como ótimo/bom. A administração é regular para 24% e ruim/péssima para 6%. Já a nota média dada a Lula alcançou 7,6 – igual a de novembro do ano passado e a maior desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2003.O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que "a queda anterior era o efeito direto da crise". Mas que, "com a população mais confiante quanto ao desempenho do governo frente à crise, o governo recuperou o nível de aprovação".Ainda segundo o Datafolha, 63% dos entrevistados apontam como ótima/boa a performance do governo Lula na área econômica, a melhor avaliação desde 2004. O desempenho do governo é regular, nesse quesito, para 29%dos entrevistados, sendo ruim/péssimo para 7%.

Na CNT/Sensus, 84% aprovam o desempenho pessoal do presidente. É a melhor avaliação já atingida por um ocupante da presidência desde o início da pesquisa, em 2001. Quando Lula assumiu o governo, em janeiro de 2003, sua aprovação pessoal era de 83,6%.
A avaliação do governo também teve avaliação recorde na CNT/Sensus. O levantamento revela que, para 72,5% dos entrevistados, a gestão do presidente é positiva, o que aponta para um aumento de 1,4 ponto percentual em relação ao levantamento de dezembro passado.

Esse percentual representa um aumento de 15,9 pontos percentuais em relação à aprovação do governo em janeiro de 2003, quando o petista assumia o governo do país. “Há uma forte esperança no futuro, centrada no discurso e nas medidas que o governo tomou. O presidente consegue passar seu discurso positivo para a população. O discurso do presidente é muito forte e traz muita esperança”, avaliou o presidente da CNT, Clésio Andrade. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 24 estados e 136 municípios entre 26 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Ministro assina portarias de demarcação de terras indígenas

ACHEI INTERESSANTE POSTAR ESSE TRABALHO QUE FIZ JUNTO COM O COLEGA MARCELO FASSBINDER, PORQUE O ASSUNTO ESTÁ DANDO O QUE FALAR. BUSCAMOS FONTES DOS DOIS LADOS.







A demarcação de áreas consideradas terras indígenas já provocou diversos conflitos a nível nacional. Os motivos são diversos, mas trata-se sem dúvida nenhuma de um processo histórico que excluiu muita gente do acesso a terra e a vida, além de interesses nebulosos em relação ao uso dos recursos naturais. No oeste catarinense esse problema é sentido profundamente, uma vez que nessa região situam-se várias áreas que estão em conflito, tradicionalmente ocupada por agricultores familiares, minifúndios, vítimas de um processo histórico tão perverso quanto os que excluíram os indígenas de seus territórios, como é o caso da região do Araçá entre Saudades e Cunha Porã.


Esse processo já vem se arrastando desde o ano de 2000. A portaria 175 de 20 de fevereiro de 2009 foi assinada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcio Meira e sancionada pelo ministro da justiça Tarso Genro, gerando muita polêmica. Em declarações os agricultores deixam claro que estão dispostos a matar ou morrer, mas não deixam suas terras.
Para o ministro da justiça, as portarias declaratórias são de extrema importância para a luta que o povo indígena trava pelo direito de usufruto de seus territórios e pela busca de uma vida digna e sadia. “É um imenso orgulho ter tido esta oportunidade. Queremos que nossa gestão se caracterize pela afirmação dos direitos humanos”, disse. Afirmação que, segundo ele, não poderia ser feita sem levar em conta as comunidades indígenas que “são a própria essência do nosso território, cultura e história”.


Euri Jung, prefeito de Cunha Porã, uma das cidades atingidas, se mostra preocupado. “O clima na região é tenso. As pessoas estão vivendo com um sentimento de perda, numa situação incômoda. Esperamos que tudo acabe da melhor maneira”, frisou.

Para o juiz da justiça federal de Chapecó Narciso Leandro Xavier Baez, várias informações estão saindo distorcidas pela imprensa. “Estamos à disposição dos agricultores e de quem desejar, para fornecer qualquer informação referente ao assunto. Já saíram várias informações sem fundamento, não podemos tomar atitudes sem saber como está a situação do processo”, aconselha o juiz. Nas áreas, estão sendo feitos levantamentos para avaliar as propriedades. “Esses levantamentos não demarcam terras indígenas. As vistorias que estão sendo feitas não têm força para transferir as propriedades, é apenas um procedimento burocrático que o agricultor não é obrigado a concordar no final, não traz prejuízo algum”, finalizou Baez.


O sertanista da Funai, Sebastião Aparecido Fernandes, diz que existe uma solicitação das comunidades indígenas pelas terras. “O papel da Funai é garantir o direito dos índios. Por isso que criamos um grande grupo de trabalhos técnicos para lutar pelas terras”. Perguntado sobre a preocupação da Funai com os agricultores, o sertanista é claro é diz que “as terras comprovadamente são dos índios, porque, à muito tempo, antes da constituição de 88 os estados denominaram por meio de concessões, terras indígenas à não índios”, mas que a fundação também vê o lado dos agricultores e espera que o estado, que segundo ele é o maior culpado da questão, faça o ressarcimento necessário.

Ainda segundo o sertanista Sebastião Fernandes, o estado do Rio Grande do Sul é o único a admitir o erro da distribuição das terras e criou uma emenda constitucional para rever a situação. Na região do Araçá, os levantamentos continuam. O ministro Tarço Genro, avisa que o trabalho para a demarcação de outros territórios continuará a ser feito.




ESPERAMOS QUE TUDO ACABE BEM!