sexta-feira, 31 de julho de 2009

INFLUENZA A H1N1 - Precauções que devem ser atentamente observadas

O vírus da influenza pode ser transmitido de forma direta, através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar, ou tossir; ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

OQUE FAZER:

· Manter salas de aula bem arejadas;
· Evitar locais fechados, com aglomeração de pessoas;
· Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
· Evitar o contato direto com pessoas doentes;
· Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
· Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
· Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ministro do STF acredita na volta do diploma de Jornalismo

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, único a votar contra o fim da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, acredita na volta da exigência de formação superior por meio de ação do Legislativo. Em entrevista ao Observatório da Imprensa, que foi ao ar nesta terça-feira (28/07), o ministro afirmou que, pela repercussão da decisão, deputados e senadores deverão encaminhar a questão “de acordo com os anseios da sociedade”.

“Mais dia ou menos dia, nós voltaremos a enfrentar a matéria. E voltaremos a enfrentar a matéria tendo em conta a aprovação de uma emenda constitucional. Será que vamos concluir da mesma forma, que essa emenda constitucional é conflitante com a liberdade de expressão preconizada pela Carta? Tenho sérias dúvidas a respeito”, afirma.

Em sua opinião, juridicamente, nada mudou com a decisão do Supremo, já que, com o vácuo normativo, os juízes observarão a jurisprudência “assentada a partir da Lei de Imprensa e do decreto lei que exigia o diploma para o exercício profissional”.

Sigilo da fonteQuestionado sobre o sigilo da Fonte, Mello foi categórico: “nós temos que observar o sigilo da fonte”. Entretanto, se diz preocupado com a insegurança jurídica criada.
“O que não é bom em termos de segurança jurídica. Se estando o órgão julgador submetido à legislação, nós já somos surpreendidos com certas decisões. O que se dirá se cada qual fixar o critério”, diz.

Mão-de-obra mais barataSobre os efeitos práticos da decisão, Mello se diz preocupado com os pequenos veículos de comunicação, que “tenderão a contratar a mão-de-obra mais barata”, e com as pessoas que estudaram ou estudam nas faculdades de Jornalismo.

“O Estado existe para proporcionar ao cidadão segurança jurídica. Como ficam os que ingressaram em faculdades, são cerca de 430 faculdades no País, que agora tem um diploma cuja valia é diminuída? (...) Claro que alguém que ingresse numa faculdade de Comunicação não fica quatro anos, dentro de uma sala de aula, ouvindo simplesmente abobrinhas. Há uma formação”, afirma

terça-feira, 28 de julho de 2009

Seis candidaturas disputam a presidência nacional do PT no PED 2009

Seis candidatos a presidente e nove chapas irão disputar a Direção Nacional do PT no PED 2009, que acontece em 22 de novembro deste ano. O prazo para inscrição de candidaturas terminou às 20h deste sábado (25). Confira abaixo que são os candidatos à presidência do partido e as chapas inscritas. Os nomes que compõem as chapas será divulgado após 4 de agosto, prazo final para eventuais alterações. Também nos próximos dias entrará no ar, pelo Portal do PT, uma página eletrônica especial com tudo sobre o PED.
Candidatos à presidência nacional do PT
Iriny Lopes, do Espírito SantoCorrente Articulação de Esquerda
José Eduardo Cardozo, de São PauloCorrente Mensagem ao Partido
José Eduardo Dutra, de SergipeCorrente Construindo um Novo Brasil
Geraldo Magela Pereira, do Distrito FederalCorrente Movimento PT
Markus Sokol, de São PauloCorrente O Trabalho
Serge Goulart, de Santa CatarinaCorrente Esquerda Marxista
Chapas
O Partido que Muda o BrasilCandidato a presidente: José Eduardo Dutra
Mensagem ao PartidoCandidato a presidente: José Eduardo Cardozo
Movimento: Partido para TodosCandidato a presidente: Geraldo Magela
Esquerda SocialistaCandidata a presidente: Iriny Lopes
Terra, Trabalho e SoberaniaCandidato a presidente: Markus Sokol
Virar à Esquerda, Reatar com o SocialismoCandidato a presidente: Serge Goulart
Contraponto
Movimento Popular
Partido para Todos: Unidade na Diversidade

Fonte: www.pt.org.br

quinta-feira, 23 de julho de 2009

MENSAGEM DO VEREADOR GIBA AO COLONO E MOTORISTA



Amigos que tem a missão de cultivar a terra. É dela que se originam os alimentos para a humanidade. O colono desbrava o chão e faz brotar a plantação. Na estrada, dia ou noite, o motorista percorre os caminhos que levam a produção de outros trabalhadores.




Nesta data de 25 de Julho, não poderia deixar de homenagea-los. Parabéns colonos e motoristas Novaerechinenses.













UM GRANDE ABRAÇO DO SEU VEREADOR E AMIGO




GIBA

SEGUNDA ETAPA DE INSCRIÇÃO NO PROUNI ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA, 24


Nesta etapa serão ofertadas 49.157 bolsas de estudo


O vereador Giba, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Erechim informa que encerra nesta sexta-feira, dia 24, a segunda etapa de inscrição no Programa Universidade para Todos – ProUni. Nesta nova rodada serão ofertadas 49.157 bolsas de estudo. A lista dos alunos pré-selecionados será divulgada no dia 28 de julho.

Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em escola particular, na condição de bolsista integral.

Também podem concorrer pessoas com deficiência e professores do quadro permanente da rede pública da educação básica. Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos.
A ficha de inscrição para concorrer a uma bolsa de estudo está disponível na página eletrônica do ProUni (http://portal.mec.gov.br/prouni/).

ProUni – O Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

O ProUni é dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Junto com a expansão das universidades federais no Brasil, o ProUni é um dos grandes programas de inclusão do Governo Lula no cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê a oferta de educação superior até 2011 para, pelo menos, 30% dos jovens de 18 a 24 anos.


Entre a primeira edição do ProUni, em 2005, e o primeiro semestre deste ano, o programa possibilitou a inclusão de 540 mil estudantes na educação superior particular. Na primeira metade de 2009, foram oferecidas 156.416 bolsas de estudos, das quais 95.694 integrais e 60.722 parciais. Com as ofertadas no segundo semestre, o ProUni soma este ano 247.643 bolsas.

Exame de faixa de Taekwondo realizado em Nova Erechim

Neste sábado (18/07), no centro municipal de idosos do município, 13 alunos do Taekwondo Novaerechinense prestaram exame de troca de faixa.
O evento contou com a presença do prefeito municipal Volmir Pirovano, vereadores e população em geral, que prestigiaram várias técnicas de luta, quebramento, defesa pessoal, fórmulas e chutes.
O exame é o primeiro realizado no município de Nova Erechim e foi ministrado pelo mestre e vice-presidente da FCTKD Adílio Alves. Segundo o mestre Adílio, estes exames servem para divulgar e organizar o Taekwondo em todo o estado e também é uma forma de garimpagem de atletas tendo como foco os jogos abertos, a próxima OLESC, os jogos abertos, o campeonato catarinense, dentre outras disputas a serem realizadas em todo o Brasil.

O professor Paulinho, aproveitou para agradecer o apoio da administração municipal de Nova Erechim e convidar todos os munícipes e simpatizantes do esporte para prestigiarem o 3º Campeonato Sul Brasileiro Open de Taekwondo que irá realizar-se neste domingo dia 25 de julho na cidade de Maravilha.




fonte - site da prefeitura municipal

JANTAR BENEFICENTE EM NOVA ERECHIM

Os Veteranos da Linha Suspiro, Nova Erechim promovem no dia 01 de Agosto um jantar em benefício à Novaerechinense Jussara Carminatti, que está passando por sérios problemas de saúde.

O evento será realizado no salão comunitário e tem o objetivo exclusivo de ajudar a família Carminatti pagar o tratamento de visão que a Jussara já está fazendo, por isso é importante a participação da comunidade.

Vamos mostrar mais uma vez que nossa comunidade é unida. As fichas já estão sendo comercializadas com os membros dos veteranos ao preço de R$ 12. No cardápio carne suína e bovina. Participe você também. Demonstre solidariedade.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

386/09 - A PEC DOS JORNALISTAS

ACABEI DE RECEBER UM MAIL DO DEPUTADO PAULO PIMENTA, AUTOR DA PEC DOS JORNALISTAS E ACHEI IMPORTANTE POSTAR....

A atitude de não calar diante da decisão do Supremo Tribunal Federal que acabou com a exigência da formação em curso superior de jornalismo para o exercício da profissão tem mobilizado a sociedade brasileira a um debate sobre os perigos que representa a falta de critérios para o cumprimento desta atividade profissional. O quarto poder, como é conhecido o jornalismo, influencia na tomada de decisões da população e não deve ser praticado por pessoas sem noções de teorias comunicacionais, ética, de sociologia, indispensáveis para uma formação crítica e fundamental para esse profissional da comunicação.

Protocolei na última quarta-feira (8) Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a necessidade do curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. A PEC dos jornalistas, como ficou conhecida no Brasil, recebeu número 386/2009 e foi entregue com o apoio de 191 deputados. Estive reunido com o Presidente da Câmara, Michel Temer, para levar ao seu conhecimento o texto da PEC, encontro que teve também a participação do Presidente da Fenaj, Sérgio Murilo. O Presidente da Câmara informou que apóia o pleito pela formação superior e que vai levar adiante as reivindicações dos jornalistas e estudantes de jornalismo do país.

A PEC será remetida à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o mais breve possível para que seja verificada a admissibilidade da matéria. Após, será criada uma Comissão Especial, a fim de acelerar a tramitação e a chegada da PEC direto ao plenário da Câmara. Dessa forma, acredito que a PEC possa chegar ao plenário da Câmara ainda no segundo semestre desse ano, para que seja revertido o absurdo cometido contra o jornalismo brasileiro.

Nos próximos dias, estarei reunido com o Presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, pois a entidade já demonstrou ser também contra a decisão do STF e, segundo Brito, é possível haver a revisão da decisão. Na medida em que a sociedade brasileira, o Congresso Nacional, a OAB e outras entidades têm se posicionado a favor da nossa luta, penso que deve ser um estímulo a nossos jornalistas, professores, estudantes, sindicatos federações para que, cada vez, lutem com mais força a fim de que possamos aprovar medida que restabeleça a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Nosso trabalho conjunto será uma trincheira na defesa da qualificação profissional da atividade jornalística.

terça-feira, 14 de julho de 2009

SHOWS NACIONAIS EM CHAPECÓ‏

A empresa GDO Produções, de São Miguel do Oeste, venceu a licitação promovida pela Prefeitura de Chapecó para contratação dos 10 megashows que comporão a programação artística nacional da Exposição-Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi) – programada para o período de 9 a 18 de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito João Rodrigues, pelo presidente da CCO, vice-prefeito José Cláudio Caramori e pelo coordenador geral Américo Nascimento Júnior.

Para manter a Efapi 2009 atrativa para o grande público e atingir visitação de meio milhão de pessoas, a Prefeitura de Chapecó licitou a terceirização da bilheteria da exposição-feira e, em troca, a empresa vencedora suportará os custos dos grandes shows musicais.

Os shows e o valor dos ingressos foram definidos pela Administração municipal e o calendário de grandes espetáculos é este: 9 de outubro, apresenta-se a dupla ÁLVARO E DANIEL com entrada franca; dia 10, banda NXO (ingressos a 15 reais/inteira e 7,50 reais/meia); dia 11, VICTOR & LÉO (20 reais e 10 reais); dia 12, INIMIGOS DA HP (15 reais e 7,50 reais); dia 13, MICHEL TELO (entrada franca); dia 14, CÉSAR MENOTTI & FABIANO (15 reais e 7,50 reais); dia 15, ROUPA NOVA (15 reais e 7,50); dia 16, O RAPPA (15 reais e 7,50 reais); dia 17, BRUNO & MARRONE (20 reais e 10 reais) e dia 18, JOÃO BOSCO & VINÍCIUS (15 reais e 7,50 reais).
Terceirizar a bilheteria foi a fórmula adotada pela Comissão Central Organizadora para reduzir os riscos e o custo dos megashows, que superam 1,2 milhão de reais, previstos para o maior evento multissetorial do grande oeste catarinense.

“Os grandes shows são muito caros e o risco é grande, em face da possibilidade de chuvas e outros fatores que podem prejudicar o resultado”, explicou o prefeito. Enfatizou que o Município não pode perder dinheiro público com eventuais espetáculos financeiramente malsucedidos. O empresário vencedor da licitação assumirá o risco dos shows e ficará com o resultado da bilheteria.

Além dos preços acessíveis ao grande público, a população terá dois dias de entrada franca – 9 e 13 de outubro – quando poderá aproveitar todos os atrativos da festa sem pagar ingressos.


Fonte - MB Comunicação

sexta-feira, 10 de julho de 2009

LANÇAMENTO DA EFAPI 2009 REUNIU CERCA DE 1.500 PESSOAS



Um momento que entrou para a história de Chapecó. O lançamento da 17ª edição da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi 2009, que reuniu cerca de 1.500 pessoas no Salão Nobre Nelson Galina, no Centro de Cultura e Eventos Plínio De Nês, foi grande espetáculo. Além da apresentação das peças publicitárias e das comissões que organizam a Efapi, os presentes foram surpreendidos com a entrada dos músicos do grupo Inimigos da HP e da dupla Álvaro e Daniel.


No palco, o prefeito João Rodrigues agradeceu aos patrocinadores já confirmados, ao apoio da imprensa e de todas as pessoas envolvidas e comprometidas para fazer uma Efapi Gigante. O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), vice-prefeito José Cláudio Caramori, ressaltou que “o lançamento da festa representa o momento de plena e total consagração da comunidade chapecoense. Em nenhum outro evento ocorre tamanha e tal integração entre os diversos universos deste vasto cosmo orgulhosamente chamado de Chapecó. Essa integração não tem cor partidária, não tem matiz religioso, não tem preconceito de cor, raça, sexo ou origem. Aqui se encontram os mundos urbano e rural, artístico e econômico, cultural e empresarial, da modernidade e da tecnologia”, pronunciou.


Caramori também destacou que será “uma FESTA GIGANTE, tendo como expressões altissonantes do êxito de nossa expo-feira a maciça visitação pública, que deve alcançar 500 mil visitantes, os negócios oportunizados que ultrapassarão os 110 milhões de reais, a vasta e variada programação artística e cultural com mais de dez megashows nacionais e espaço para todas as tendências, contemplando também grupos locais e regionais, além das outras alternativas de diversão, lazer e alimentação.


A contratação dos grandes espetáculos obedeceu, rigorosamente, à preferência do público, aferida em pesquisas com comunicadores da radiodifusão catarinense. Dois dias de acesso gratuito e ingressos a preços populares permitirão que a população participe intensamente desta grande festa.


Investimentos superiores a 1 milhão de reais estão em curso para adequar e modernizar o parque de exposições, atendendo às novas demandas infra-estruturais com nova área de exposição externa, novo setor agropecuário, nova praça de alimentação e nova arena multiuso. A alimentação será atração à parte com todas as possibilidades gastronômicas para todos os níveis de exigência, reforçando o conceito de festa que agregamos à feira.


A classe empresarial há anos tem consciência da transcendental importância da Efapi, colaborando para que a cada nova edição aumentem os resultados obtidos. Teremos 650 expositores, compondo um mix que caracteriza a Efapi com um catálogo de atividades de A à Z da nossa economia, garantindo um bom tratamento mercadológico para marcas, produtos e serviços que incluem, simultaneamente, máquinas, veículos, animais, móveis, alimentos, informática, vestuário, cosméticos, brinquedos, implementos, processos e sistemas operacionais, entre outros.


Caramori observou ainda que, mais uma vez, o sucesso da Efapi 2009 está sendo construído à muitas mãos, sob a arrojada inspiração do prefeito João Rodrigues e o competente gerenciamento do coordenador geral Américo Nascimento Júnior.


É justo destacar o apoio dos senhores expositores, os grandes parceiros desta jornada. São eles que oferecerão os bens, veículos, máquinas, móveis, equipamentos, animais etc que constituirão o conjunto expositivo em uma verdadeira síntese da economia regional, atraindo público de todo o sul do país.


A Administração pública municipal e a CCO manifestam o mais intenso, vibrante e sincero agradecimento pela cooperação dos senhores expositores, atribuindo a eles o mérito por grande parcela do sucesso alcançado”, conclui Caramori.


Período da EFAPI 2009: 9 a 18 de outubro de 2009
Local: Parque de Exposições Tancredo Neves, Chapecó (SC)
Promotora: Prefeitura Municipal de Chapecó
Expositores: 650 expositores
Volume de negócios: R$ 110 milhões de reais (10% de incremento)
Público: 500.000 pessoas (11% de crescimento)
Estrutura do parque: área territorial total de 216.000 m2, 52 edificações com área coberta total de 50.000 m2
Edição de 2009: 17ª edição - 42 anos de ininterrupta realização
FONTE - mb comunicações

INTER PERDE OUTRO TÍTULO

Não há altitude que justifique a derrota. Em pouco menos de uma semana o colorado perdeu 2 títulos (Copa do Brasil e LDU). Ontem a noite no Equador o time não resistiu e acabou perdendo por 3x0 para a Liga Deportiva Universiária (LDU) na final da Recopa Sul Americana.
O time não parece o mesmo que começou o ano empolgando todo o Brasil, simplesmente parou de jogar, está irreconhecível em todos os setores.

O Técnico Tite que se cuide. Por mais que a diretoria negue sua saída (como é de costume) são fortes os boatos de que Muricy Ramalho estaria perto do Beira Rio.

É esperar para ver. Mas o que temos de certeza é que o Colorado não anda bem das pernas e precisa urgente de uma boa cirurgia.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CORAL DOS MENINOS CANTORES EM CAMPO LARGO



O Novaerechinense deve orgulhar-se. Na semana que vem os Meninos Cantores de Nova Erechim estarão se apresentando em mais um Congresso na cidade de Campo Largo-PR. Para quem não sabe o coro comandado pela competente maestrina Andréia Ferla, é filiado a Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e desde a sua fundação vem se destacando.


O coral já se apresentou nos 3 Estados do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e tem CD gravado.


Sem dúvida representarão muito bem o município. Todos estão na espectativa de mais uma brilhante participação dos Meninos Cantores que cantam e encantam por onde passam. BOA SORTE COLEGAS. Afinal, como também sou membro por mais de 10 anos, sei da responsabilidade que é de se apresentar em um Congresso. Em Campo Largo infelizmente não estarei, mas fico feliz pelos amigos que tenho no coro que irão.



UM POUCO DA HISTÓRIA:






Por iniciativa do Clube Cultural e Assistencial Princesa Isabel de Nova Erechim, em maio de 1994, surgia o Coral dos Meninos Cantores . Grupo com o mais firme propósito de promover a cultura através da beleza do canto.Sob a regência do Sr. Rafael Bach, iniciaram-se as atividades, contando com o apoio da Administração Pública, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte.


A coordenação do Coral composta por alguns membros da diretoria do Clube Cultural, sabedores da qualidade do Coral Arautos do Grande Rei da cidade de Xaxim SC, foi buscar junto ao Frei Afonso Vogel seu fundador, o apoio no sentido de que fosse indicada uma pessoa qualificada para dar continuidade às atividades do coro. Na ocasião foi indicado o jovem Fabiano Zoldan, sendo mentor de um trabalho de base, expresso na mais conceituada técnica, dedicando-se a formação das crianças, incutindo nas mesmas responsabilidades, espírito de amizade e fraternidade.
Dando continuidade as atividades, foi admitida a maestrina Katiucia Tagiane Marinello também da cidade de Xaxim, que após um dedicado trabalho afastou-se para dar continuidade aos estudos.Através dos regentes tomou-se conhecimento da Instituição que congrega magníficos coros, "A Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil".



Apresentou-se solicitação para o ingresso na Federação, e o mesmo ocorreu, na condição primeira de Postulantes e sua admissão definitiva só ocorreu em julho de 1997, no Congresso realizado em Novo Hamburgo RS. O coral, no ano de 1998 esteve sob a regência do maestro Luciano Gabriel e pela maestrina Gisele Linhares.Nos anos de 1999 e 2000, foi admitida novamente a maestrina Katiucia, permanecendo em seus períodos de férias .


O Coral dos Meninos Cantores de Nova Erechim, conta hoje com a participação de 40 coralistas , que na busca constante de melhorias, intensificou suas aulas com instrumentos musicais.Todo entusiasmo e os investimentos que se pretende fazer, justificam um objetivo maior que é preparar e aprimorar os coralistas a fim de oferecer à comunidade, a exemplo de outros coros, verdadeiros espetáculos de beleza e de qualidade.

PEC que restabelece o diploma dos jornalistas deve ser protocolada

O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) já reuniu 162 assinaturas na Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Pimenta acredita que o recolhimento das 171 assinaturas, exigência para que a PEC seja protocolada, será concluído nesta quarta-feira (8). No mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão classificada pelo deputado petista como “vergonhosa”, derrubou a exigência do diploma por 8 votos a 1, sob alegação de que o diploma restringe a liberdade de expressão.
Para Pimenta, o que impede o exercício desses direitos fundamentais é a concentração da mídia em mãos de poucos grupos; é a orientação editorial dos veículos de comunicação; é a ditadura dos anunciantes ou a ditadura do mercado que privilegia a venda de jornais ou a obtenção de “pontos no ‘ibope’”.

“O jornalismo é uma profissão que tem por objetivo prestar informações corretas e verdadeiras à sociedade, definir e constituir fenômenos sociais, contribuindo assim para se formar a opinião pública. Nessa perspectiva, uma vez veiculada determinada reportagem produzida por um “inepto”, esta certamente poderá, além de gerar informações distorcidas, formar opiniões equivocadas, prejudicando assim, não só os receptores da informação, como também macular com seus equívocos inclusive a ordem democrática”, protesta Pimenta contra a decisão do STF.
Para acompanhar a lista dos deputados que já assinaram a PEC do diploma dos jornalistas acesse www.paulopimenta.com.br.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

VEREADORES DE NOVA ERECHIM INICIAM HOJE ESTUDO DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL


Os vereadores Novaerechinenses começam hoje um estudo aprofundado da Lei Orgânica Municipal e posteriormente do Regimento Interno da Câmara. O estudo da Lei Orgânica inicia hoje e contará com mais 5 encontros de 6 horas cada. O presidente da Casa, Vereador Giba diz que "é de fundamental importância esse trabalho que irá ajudar os trabalhos dos vereadores que precisam se basear em leis para legislar", confirmou o presidente.
Quem comandará os trabalhos será a advogada Mariléia, que por muitos anos foi assessora da Associação das Câmaras Municipal do Oeste (Acamosc) e é uma grande conhecedora do assunto.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Nova Universidade: Giba alerta para prazo de inscrição no Enem

O Vereador Giba, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Erechim-SC, está alertando para o prazo de inscrição no Novo Enem - Exame Nacional de Ensino Médio, que se encerra no próximo dia 17 julho. A nota do Enem será o critério de seleção para ingresso na nova instituição pública de ensino superior de Santa Catarina, a Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, que tem previsão de entrar em funcionamento em março de 2010 e terá como sede o município de Chapecó.
A prova do Enem está marcada para os dias 3 e 4 de outubro. O ministério da Educação – MEC informa que a validade das provas será de pelo menos um ano. Mais de 500 universidades do país já adotaram o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, complementando ou substituindo o vestibular. Giba ressalta a importância de divulgar a informação. “A Universidade do Oeste já é uma realidade. Precisamos divulgar que o Enem é a porta de entrada da Universidade. Pedimos a professores, pais, alunos e midia que nos ajudem, pois as incrições estão abertas até o dia 17”.

A UFFS será multi-campi. Com sede em Chapecó, a nova universidade terá unidades em Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná, e em Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul. Em Chapecó serão ofertados os cursos de Administração, Agronomia (ênfase em agroecologia), Ciências da Computação, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Licenciatura em Humanidades (Filosofia, História, Geografia e Sociologia), Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Português e Espanhol.

As inscrições para o Novo Enem estão disponíveis na internet, no endereço: http://enem.inep.gov.br/inscriçao . Os interessados devem estar de posse do CPF. A inscrição no exame custa R$ 35,00. Alunos de escolas públicas e de famílias de baixa renda estão isentos da taxa.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

REUNIÃO DO CDR REALIZADA EM ÁGUAS FRIAS

Nesta sexta-feira pela parte da manhã. participei juntamente com o prefeito municipal de Nova Erechim Volmir Pirovano, da reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Regional da (SDR). A reunião que se realizou em Águas Frias contou com a presença de prefeitos, presidentes de câmaras, conselheiros, demais autoridades representantes de entidades civis de nossa região. O evento mais uma vez foi coordenado pelo presidente do conselho Luciano Buligon. Debatemos vários assuntos, inclusive dos 22 milhões de reais que serão destinados ao Estado de Santa Catarina para os municípios que foram atingidos com a seca, recurso esse que vem do governo federal e está sendo estudada uma maneira de distribuição pelo Estado. Ao final o Reitor da Unochapecó Odilon Polli, explicou as ações comunitárias que a Universidade vem realizando para a nossa região e sobre as dificuldades financeiras que q entidade vem passando. A próxima reunião será realizada no mês que vem na cidade de Cordilheira Alta.