segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Congresso de Rádios Comunitárias

O vereador Giba (PT) participou na sexta (27) e sábado (28), do primeiro Congresso de Rádios Comunitárias, TV s e Rádios Educativas de Santa Catarina, na grande Florianópolis.

O evento foi promovido pela federação estadual das emissoras, a Femarcom, e contou com a presença de 92 entidades associadas, além de autoridades como o governador Luiz Henrique da Silveira e o vice-governador Leonel Pavan.

Na ocasião o deputado Marcos Vieira proferiu palestra sobre alternativas de receitas e parcerias para as emissoras e falou sobre o principal problema enfrentado pelo setor: a auto-sustentabilidade. A legislação atual proíbe os anúncios publicitários nas rádios comunitárias, permitido apenas o uso de apoios culturais, que são ajudas financeiras de comércios locais, geralmente insuficientes.

O papel da Femarcom é de
extrema importância, pois as rádios comunitárias e TVs educativas de Santa Catarina são emissoras pequenas, que precisam de união para ter força na busca da satisfação de suas necessidades.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CONGRESSO EM FLORIPA

Olá pessoal. Desculpa pela demora de postar. Mas realmente não estou com tempo. Rapidinho quero dizer que estarei em Florianópolis neste próximo final de semana participando de um congresso de Rádios Comunitárias e lógicamente trarei mais informações aqui.

Também dizer que está quase pronto o informativo destes primeiros meses do meu mandato de vereador. Todas as atividades desenvolvidas estarão relatadas no informativo impresso.

UM ABRAÇO, ÓTIMA QUARTA-FEIRA.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Senado aprova universidade federal para Oeste do Estado

A criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná foi aprovada ontem pelo Senado. A instituição, considerada estratégica no programa de interiorização do ensino público superior no país, começará a funcionar em 2010.As vocações regionais definiram a escolha dos cursos em cada um dos campus em Santa Catarina (Chapecó), Paraná (Realeza e Laranjeiras do Sul) e Rio Grande do Sul (Erechim e Cerro Largo).

Em conjunto, os campi atenderão 396 municípios e beneficiarão cerca de 3,7 milhões de habitantes. A intenção é somar 10 mil vagas em até quatro anos.Na última sexta-feira, foi definido o terreno para a construção da sede da UFFS no Estado, doado pelo empresário chapecoense Nilso Folle. A área de 1 milhão de metros quadrados, próxima ao município de Guatambu, foi entregue à prefeitura de Chapecó, responsável pela infraestrutura – luz, água, rede de fibra ótica e o acesso. A prefeitura doará o terreno à UFSC, tutora da nova universidade.

O processo seletivo dos 2.160 estudantes que vão entrar na UFFS, em março de 2010, será em duas partes: pelo resultado da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo conjunto das ações afirmativas, contemplando alunos de escolas públicas e que moram nas regiões de abrangência da instituição.


FONTE - SC24 HORAS

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CÂMARA DE NOVA ERECHIM INAUGURA PORTAL NA INTERNET

Inciativa visa aproximar a população do Poder Legislativo Municipal




A Câmara Municipal de Nova Erechim entrou na era digital neste dia 18 de agosto com a inauguração do Portal da Câmara Municipal na internet. Um moderno portal foi desenvolvido para atender a demanda das informações, notícias, esclarecimentos, eventos, história do município, transparência e outros tipos de conteúdos, além de permitir uma forte interação entre os moradores desta cidade espalhados pelo Brasil e mundo.

O Moderno Portal é dotado de uma tecnologia inovadora na administração e gerenciamento de conteúdos, permitindo um vasto conteúdo dinâmico, com alto padrão de navegabilidade e facilidade aos usuários.

A intenção do portal na Câmara Municipal, é de promover o acesso às informações do município, oferecendo informativos de interesse público, notícias locais, do Brasil e mundo, movimentações financeiras, licitações, apresentação das Comissões e suas realizações, a Câmara e seus departamentos, os vereadores, fotos de eventos e dos pontos turísticos da cidade, além de seu contexto histórico e cultural, permitindo a transparência e a divulgação de Conquista por toda rede mundial de computadores.

O portal destaca-se pela ousadia de implantar um sistema moderno, eficiente, e cheio de recursos, fato difícil de ser visto até nas maiores cidades do país, sendo um forte exemplo do bom uso da tecnologia em favor de uma comunidade em expansão cultural.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilberto Bortese, o portal terá uma função ímpar: “Nossa idéia principal é aproximar o Poder Legislativo Municipal dos munícipes de Nova Erechim e dispor, com transparência e seriedade, os atos da Câmara de Vereadores”. O portal pode ser acessado pelo endereço www.camaranovaerechim.sc.gov.br.

Encontro Estadual de Vereadores foi um sucesso


Representantes do Poder Legislativo, congregando Vereadores, Assessores, Funcionários, participaram de uma agenda intensa de debates e discussões sobre os mais variados assuntos. No primeiro dia do evento, iniciado na quinta feira dia 13/08, foi apresentado para os participantes uma palestra sobre a motivação para os cargos públicos, ministrada pelo professor e filósofo Edgar Schultz. Seguindo com a programação, o professor Daniel Inlau apresentou a temática referente ao "Orçamento Público". O engenheiro Henrique Charles Neto palestrou sobre "O Saneamento no Brasil e os desafios da lei 11.445/07". Às 19 horas pontualmente foi realizada a abertura solene do encontro, com a presença de lideranças políticas estaduais, representantes do Poder Judiciário e do Poder Executivo. Durante a sexta feira, os trabalhos começaram com um painel explicativo sobre Conflitos Ambientais, sob o comando do Deputado Estadual Valdir Colatto. Os participantes puderam conhecer os novos aspectos da proposta para a alteração do Código Florestal Brasileiro. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Erechim, Gilberto Bortese: "O tema, de grande controvérsia nos debates políticos, é de extrema importância para os vereadores, já que somos os representantes políticos mais próximos de toda a população".



NA FOTO - VEREADORES DO MUNICÍPIO DE NOVA ERECHIM-SC

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

HOJE TEM SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES

PESSOAL, SÓ PRA LEMBRAR. HOJE TEREMOS A 28ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE NOVA ERECHIM APARTIR DAS 17H15.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS. LEMBRANDO PARA QUEM NÃO PUDER IR ATÉ A SALA DE SESSÕES PODERÁ ACOMPANHAR AO VIVO PELA RÁDIO COMUNITÁRIA. É SÓ SINTONIZAR. 104,9 FM OU PELA NET:
www.nasondasdoradio.com/interativa

NA SESSÃO DE HOJE TEREMOS A POSSE DO VEREADOR ADEMAR SCHINEIDER QUE ASSUME A CADEIRA DO VEREADOR VALTUIR MARÓSTICA PELO PERÍODO DE 30 DIAS.
ABÇO

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Efapi 2009 tem 100% dos espaços vendidos e 190 empresas na fila de espera

Números altissonantes expressam o sucesso comercial da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (EFAPI 2009) e antecipam a grandiosidade da maior expo-feira do sul do Brasil: 100% dos espaços foram vendidos e há 190 empresas na fila de espera.
A expo-feira está programada para o período de 9 a 18 de outubro, promovida pela Prefeitura Municipal de Chapecó. A feira atrairá público estimado em 500.000 pessoas e oportunizará um volume de negócios da ordem de R$ 110 milhões de reais.

A Comissão Central Organizadora anunciou hoje que a totalidade dos espaços da feira está vendida e que, diariamente, dez empresas solicitam entrar na fila à espera de alguma eventual desistência.

O prefeito João Rodrigues, presidente da CCO, José Cláudio Caramori e o coordenador geral Américo Nascimento Júnior explicaram que os expositores ocuparão 15.000 mil metros quadrados de áreas nos setores de indústria, comércio e prestação de serviços distribuídos nos pavilhões I (90 stands), II (81 stands), III (81 stands) e pavilhão IV (21 stands), além da área externa com 50 espaços e o setor de alimentação com 30 pontos. O acervo em exposição inclui os setores de agropecuária, agricultura familiar, artesanato (IV Mercoarte) e pavilhão de aqüicultura e pesca.

Para o coordenador geral, a acelerada busca de espaços por parte dos expositores é reflexo de sua história de sucesso (mais 40 anos de ininterrupta realização) e do empenho da Administração Municipal em realizar investimentos que permitam a ampliação do parque de exposições.

“Uma feira deve ser avaliada por duas variáveis: a intensidade da procura dos expositores, de um lado, e a afluência do público, de outro. Atingimos a meta em termos de expositores e vamos fazer o mesmo com a participação popular”, enfatiza Nascimento Júnior.

Os expositores são majoritariamente originários de quatro estados: São Paulo (São Paulo, Amparo e Barueri), Paraná (Curitiba, Francisco Beltrão, Mandirituba, Toledo, Londrina, Marialva e Guaraniaçu), Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo, Santa Rosa, Ijuí, Novo Hamburgo e Getúlio Vargas) e Santa Catarina (Chapecó, Xaxim, Florianópolis, Joinville, Lages, Pinhalzinho, Xanxerê, Concórdia, São Carlos, Piçaras, Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, Gaspar, Itajaí, Guaramirin, Itapoá, Palhoça, Jaraguá do Sul, Maravilha, Blumenau, São José, Nova Itaberaba, Abelardo Luz, Ponte Serrada, Biguaçú, Brusque e Cordilheira Alta).


VENDAS

A coordenação de venda dos espaços da Efapi 2009 funciona na Prefeitura de Chapecó, altos da avenida Getúlio Vargas, no horário das 8 horas às 11h45 e das 13h30 às 17h45, de segunda a sexta-feira. Informações e orientações são fornecidas pelo coordenador de vendas, Fábio Buligon, pelo telefone (49) 3321-8439.

A Efapi 2009 será realizada no maior e mais bem estruturado parque de exposições de Santa Catarina (Parque Tancredo Neves), com 216.000 metros quadrados de área territorial, com 52 edificações que totalizam 50.000 metros quadrados de áreas cobertas.


FONTE - MB Comunicação

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FERNANDÃO RETORNA AO BRASIL


Para os colorados que gostariam de ver o capitão eterno Fernandão desfilando no Beira Rio vão ter que se contentar em vê-lo quando o Inter enfrentar o Goias em Porto Alegre. O lendário camisa 9 da Libertadores e do Mundial assinou contrato com o seu outro ex-clube de Goiania.

Fernandão falou em seu blog que não teve interesse por parte do Inter. Mas segundo o vice-presidente Fernando Carvalho, as portas do Beira Rio nunca se fecharam para o jogador.


Aos 31 anos, Fernandão retorna ao Brasil depois de uma passagem discreta pelo futebol do Catar. O atleta rescindiu o contrato porque o clube não cumpriu oque foi prometido.

Encontro de estudo na Câmara de Nova Erechim


Amanhã teremos na Câmara de Vereadores o terceiro encontro para estudos da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno. Participa do encontro, vereadores, funcionarios da câmara e membros do executivo municipal. Os encontros estão sendo muito bons. Todos estão gostando e amanhã certamente não será diferente.

ABÇO.. BOA TERÇA A TODOS

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ministério outorga autorizações para rádios comunitárias

Ao todo, 34 localidades foram contempladas com outorga de autorização para rádio comunitária
Brasília – O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira 31, no Diário Oficial outorgas para 34 emissoras executarem serviços de rádios comunitárias em 13 estados do país. As autorizações são válidas pelo prazo de dez anos, mas somente produzirão efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional. As 34 rádios estão localizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Pará, Alagoas e Maranhão.

Estes são os municípios contemplados com rádios comunitárias: Em São Paulo: São Bernardo do Campo, Campina do Monte Alegre, Mendonça, São José dos Campos e Ribeirão Preto; No Rio Grande do Sul: Viadutos, Putinga, Ibirubá, Rolante, Barão de Cotegipe e Pelotas; Na Paraíba: Seridó; No Paraná: Porto Amazonas, Clevelândia, Iretama e Rebouças; Em Santa Catarina: São Martinho; Em Goiás: Corumbaíba, Morro Agudo de Goiás, Gameleira de Goiás, Israelândia e Palminópolis; Na Bahia: Jussara, Presidente Dutra e Fátima; No Ceará: Milhã; Em Sergipe: Lagarto; Em Pernambuco: Belém do São Francisco e Paulista; No Pará: Aveiro, Salinopólis e Paraupebas; Em Alagoas: Marimbondo; E no Maranhão: Vargem Grande.

O ministério também publicou contrato de permissão para que Rádio FM Sertaneja, na localidade Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, execute pelo prazo de dez anos serviço em freqüência modulada.