quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lula sanciona lei que cria Universidade Federal da Fronteira Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na tarde desta terça-feira, lei que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A UFFS terá sede em Chapecó e campi no Rio Grande do Sul, nas cidades de Erechim e Cerro Largo, e no Paraná, em Realeza e Laranjeiras do Sul.

A secretária-executiva do Movimento Pró-Universidade, Luciane Carminatti, afirmou que após a assinatura, o Ministério da Educação deve nomear o reitor temporário, ainda neste mês. Para outubro, está previsto o edital do concurso para contratação dos professores.

O presidente da Comissão de Implantação da universidade, professor Dilvo Ristoff, afirmou que vai manter contato com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que seja liberado em breve o concurso de contratação, evitando atraso no início das aulas, previsto para março de 2010. As áreas da universidade estão definidas bastando apenas o local de início provisório em Chapecó, até a construção da sede própria.

A reitoria deve funcionar inicialmente no edifício Engemed, na avenida Getúlio Vargas, em Chapecó.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Presidente Lula assina nesta terça a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul

Pelo menos cem lideranças do Oeste catarinense, Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná estão em Brasília para acompanhar o ato de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A assinatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva no projeto está prevista para as 15h, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
A UFFS terá sede em Chapecó (SC) e campi no Rio Grande do Sul, nas cidades de Erechim e Cerro Largo, e no Paraná, em Realeza e Laranjeiras do Sul.

A secretária-executiva do Movimento Pró-Universidade, Luciane Carminatti, afirmou que após a assinatura o Ministério da Educação deve nomear o reitor pro tempore(temporário) ainda neste mês. Para outubro, está previsto o edital do concurso para contratação dos professores.

O presidente da Comissão de Implantação da Universidade, professor Dilvo Ristoff, afirmou que vai manter contato com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que seja liberado em breve o concurso de contratação, evitando atraso no início das aulas, previsto para março de 2010.

As áreas da universidade estão definidas bastando apenas o local de início provisório em Chapecó, até a construção da sede própria. A reitoria deve funcionar inicialmente no Edifício Engemed, na Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó (SC).



fonte - Diario Catarinense


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DINHO OURO PRETO ESTÁ COM GRIPE A


ESQUENTOU UM POUCO, MAS NEM POR ISSO É PRECISO RELAXAR NOS CUIDADOS COM O VÍRUS H1N1.

DE ACORDO COM O JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO DE HOJE (14), O VOCALISTA DA BANDA CAPITAL INICIAL, DINHO OURO PRETO CONTRAIU O VÍRUS.


ELE SENTIU OS SINTOMAS, FEZ OS EXAMES E O RESULTADO FOI POSITIVO. A BANDA CANCELOU OS SHOWS DESTE FINAL DE SEMANA QUE SERIAM EM SOROCABA E NATAL.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Balé novaerechinense é destaque no Festival Sulbrasileiro

Está ocorrendo desde o dia 9 e se estende até o próximo domingo dia 13 de setembro, o Festival Sulamericano de Balé em Chapecó. Aproximadamente 850 bailarinos de diversos municípios da Região Sul do Brasil estão participando.

O município de Nova Erechim é representado pelo Grupo de Balé Passo a Passo, que conseguiu importantes colocações. As meninas orientadas pela professora Vanessa, foram destaque em todas as categorias que se apresentaram emocionando os pais e o público presente no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó.

De acordo com a presidenta do Grupo Passo a Passo Ilma Bolfe, o trabalho vem dando certo e essa foi mais uma amostra de que o grupo é forte, pois vem abrilhantando por onde passa. O Grupo Passo a Passo conquistou o 2º e 3º lugares em duas categorias.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Semana da Pátria encerra com ato cívico na praça central de Nova Erechim

O dia 7 de Setembro foi comemorado em Nova Erechim com um ato cívico na Praça da Bandeira. Depois de uma semana de atividades em homenagem a uma das datas mais importantes para o Brasil, alunos, pais, professores, autoridades locais e comunidade em geral demonstraram o patriotismo marcando presença no evento.

O ato cívico iniciou as as 8h com a execução do hino nacional e do hino do Estado de Santa Catarina com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Após ocorreram apresentações de alunos da Escola Estadual Rudolfo Luzina, Escola Reunida Municipal Professora Lídia Franzon Dondoni e do Centro Municipal de Educação Infantil Raio de Sol. Nas apresentações, crianças, adolescentes e jovens destacaram a luta pela Independência do Brasil e o sonho de construir um Brasil igualitário. A preservação da fauna e da flora também foram temas de apresentações. A comunidade presente se emocionou principalmente com as pequenas crianças, que acordaram cedo para o seu dever e aplaudiu entusiasmada as encenações dos alunos.

A Secretária de Educação Cultura e Esportes do município Tanara Zunkówiski, destacou em seu discurso que “os professores e pais tem fundamental importância na formação de cidadãos honestos, educados e principalmente com amor a nossa pátria”. Ainda segundo a Secretária, cantar o hino já é uma demonstração de patriotismo. Também utilizou da palavra o Prefeito Municipal Volmir Pirovano. Para ele, a Semana da Pátria serviu para refletirmos sobre nossas ações e atitudes. “É um um momento especial. Um momento para pensarmos no que estamos fazendo para ajudar a construir o Brasil que queremos. O nosso município precisa não só do prefeito e das autoridades, mas sim da comunidade que esteja unida pensando positivamente e ajudando a construir um Nova Erechim ainda melhor”, destaca Pirovano.

Durante a Semana da Pátria que começou no dia 1º, entidades do município como CTG, Corais, Rotary Club, Braspol, Associação Italiana, Rádio Comunitária, Associação de Voluntários e comunidades do interior do município, participaram das comemorações hasteando as bandeiras todas as manhãs. Além de cumprir com seu papel de cidadão, os membros das entidades puderam conversar sobre a Independência do Brasil e se conhecer melhor.

Desde 1822 a data de 7 de Setembro, é comemorada em todo o Brasil. Pois naquele ano de acordo com a história, o Príncipe Português Dom Pedro I, se negou a voltar à Portugal e depois de ter recebido uma carta pedindo a sua volta, bradou para a população nas margens do Riacho Ipiranga: “Independência ou morte”. No mesmo ano, Dom Pedro foi nomeado Imperador do Brasil, sendo recompensado pela sua bravura.

CAMPANHA QUEM AMA CUIDA!!!

A maioria das pessoas gosta de ter o seu animalzinho de estimação.

Fala-se que o cachorro é o melhor amigo do homem,
então cuide-o!Mantenha o seu cão vacinado, livre de doenças, bem tratado e seja responsável por

ele, mantendo-o dentro dos limites do seu terreno.
UMA CAMPANHA DA RÁDIO INTERATIVA
Vigilância Sanitária e Ambiental e secretaria da saúde de Nova Erechim.

Cuidando do bem estar e a saúde de nossa gente.

Comunidades farão levantamento de prejuízos em Guaraciaba



Representantes de 17 comunidades atingidas pelo tornado que castigou Guaraciaba, na última segunda-feira, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (10), no salão comunitário do município, para definir ações de apoio aos moradores, principalmente na zona rural. Participaram do debate representantes da Defesa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, prefeitos de quatro cidades da região, o prefeito de Guaraciaba, Ademir Zimmermann e o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, representando a Assembleia Legislativa.

Cada família receberá um formulário, onde serão listados os prejuízos e perdas. A comunidade fará o mesmo com as estruturas públicas atingidas pelo temporal. O objetivo é avaliar detalhadamente tudo que será necessário para a reconstrução da cidade, em especial das casas da área rural do município. Os dados serão repassados até amanhã à Defesa Civil.

Muitos moradores estão trabalhando em mutirão, junto de equipes das prefeituras da região, de Guaraciaba, da Defesa Civil e do Exército, para auxiliar as famílias que tiveram as casas totalmente destruídas pela força do vento.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

VEM AÍ


MATI BAILE COM LANÇAMENTO DO TERCEIRO CD DAS GAROTAS TRANÇAS DE OURO....

DIA 06 DE SETEMBRO VESPERA DE FERIADO EM LINHA SÃO JOSÉ NOVA ERECHIM

PARTICIPAÇÃO DA BANDA JE


OS PRIMEIROS 200 INGRESSOS ANTECIPADOS A 10 REAIS GANHARÃO O NOVO CD.

06 DE SETEMBRO DOMINGO EM SÃO JOSÉ - NOVA ERECHIM...

Vereadores de Nova Erechim discutem e aprovam PPA

A Câmara de Vereadores de Nova Erechim teve sessão ontem para a apreciação do Plano Pluri Anual (PPA). O PPA é um planejamento que o poder executivo realiza junto com a comunidade, e norteia o município para os próximos 4 anos.

Antes da discussão e votação do PPA, foi apreciada e emenda do vereador Carlos Hon. A emenda do vereador pede para que seja incluído no Plano Pluri Anual o valor de R$ 370 mil para a ampliação e aumento da rede de energia elétrica para o funcionamento do frigorífico Firaves. Depois de muito debate e polêmica a emenda foi aprovada por 4 votos favoráveis e 4 abstenções. O projeto 035/2009 referente ao PPA foi aprovado por unanimidade.

Para o presidente da Câmara de Vereadores Gilberto Bortese (GIBA), a sessão de ontem foi muito importante especialmente pela votação do PPA.

De acordo com a Lei Orgânica municipal, a câmara de vereadores tem até o dia 15 de setembro para devolver o projeto do PPA para o executivo municipal.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

VEREADORES DE NOVA ERECHIM DISCUTEM PPA NESTA QUINTA

CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA ERECHIM TEM HOJE (03) SESSÃO ORDINÁRIA ESPECIAL AS 17:15, PARA A DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PLANO PLURI ANUAL (PPA).

COM O PROJETO SERÁ APRECIADA UMA EMENDA FEITA PELO VEREADOR CARLOS HON (PT). O PPA É O PLANEJAMENTO QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL FAZ PARA 4 ANOS.

AS PRIORIDADES SÃO TIRADAS EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM A POPULAÇÃO QUE TEM A POSSIBILIDADE DE REIVINDICAR DE SEUS REPRESENTANTES AÇÕES PARA A SUA COMUNIDADE.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

SEMANA DA PÁTRIA


ENTRAMOS NA SEMANA DA PÁTRIA.



7 DE SETEMBRO

INDEPENDÊNCIA É PARA FESTEJAR
A FESTA É DE TODOS OS BRASILEIROS
COMEMORE DO SEU JEITO
VISTA-SE DE VERDE E AMARELO
PENDURE A BANDEIRA NACIONAL NA JANELA
O IMPORTANTE É FESTEJAR
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!!