sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vereadores se reúnem hoje para a última sessão do mês

A 4ª sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Erechim será realizada hoje. As sessões são abertas para a participação do público, A reunião de hoje será as 17h15

Associação dos Colorados inicia as atividades do ano nesta sexta

Uma das mais importantes entidades do município volta com suas atividades no dia de hoje. A associação dos Colorados de Nova Erechim que se destaca por realizar ações beneficentes para a comunidade, se reunirá pela primeira vez no ano de 2010.

O encontro ocorre na sede do campo municipal de Nova Erechim as 20 horas. De acordo com o presidente da entidade, Edegar Frozza, não somente os sócios, mas todos os colorados interessados podem participar deste encontro que objetiva também a confraternização dos vermelhos.

ACAMOSC reunirá Diretoria neste Sábado

A primeira reunião da nova diretoria da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC) está programada para amanhã sábado, dia 27, na sede da entidade.

Durante a reunião serão traçadas as metas para o ano de 2010, bem como as ações que serão realizadas. A nova diretoria da Acamosc foi eleita no mês de dezembro, sendo que o vereador da cidade de Nova Erechim, Gilberto Bortese, o Giba, foi eleito Presidente.

Conforme destacou o presidente Giba, a nova diretoria dará continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pela associação nos últimos anos, com ênfase no fortalecimento dos legislativos municipais, valorização e consolidação dos Fóruns e o apoio permanente às Câmaras Associadas.

A ACAMOSC conta com dezoito Câmaras Municipais associadas na região oeste de Santa Catarina e com mais de 160 vereadores, tem por objetivo o fortalecimento das Câmaras, a capacitação dos vereadores e a implementação de ações que beneficiem a comunidade regional.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MUNDO BIZARRO - AS INFORMAÇÕES QUE CHAMAM A ATENÇÃO

Na Inglaterra galinha bota ovo gigante e surpreende fazendeiro

Uma galinha preguiçosa surpreendeu seu dono no interior da Inglaterra ao botar um ovo quatro vezes maior que o normal.
Mark Cornish ficou em choque ao ver o ovo de 9 cm de altura e 21 cm de diâmetro em seu quintal, na cidade de Ipswich.
Matilda, a galinha, sempre foi considerada por seu dono um animal preguiçoso. Ela só botou quatro ovos em toda a sua vida .
"Fiquei muito surpreso. Achei que um ganso tivesse colocado aquele ovo junto das galinhas por engano", disse Cornish.


Mulher cava túnel com colher e foge de presídio

Uma detenta conseguiu fugir de um presídio na Holanda cavando um túnel com uma colher. A confirmação foi dada na terça-feira (23) pelos seguranças do presídio da cidade de Breda, de acordo com o jornal holandês "Telegraaf".

Segundo a instituição, a detenta de 35 anos de idade cavou um túnel de sua cela até as proximidades do presídio. A fuga só foi possível porque a mulher já não estava mais em uma ala comum, onde o chão é feito de concreto. O cárcere em que estava tinha o solo mais fácil de se cavar.

A polícia local investiga se um dos funcionários do presídio participou da fuga, já que o túnel cavado com um talher foi muito bem feito. A fugitiva ainda tem 22 meses de pena para cumprir.


Quem conseguir assistir filme de terror até o final diretor dará prêmio de R$ 18 mil

Cineastas de Bollywood, a indústria cinematográfica da Índia, lançaram um desafio lucrativo para os fãs de terror. Quem conseguir assistir ao novo filme de suspense que está sendo lançado no país vai levar cerca de R$ 18 mil.
Mas o corajoso tem de ficar vendo até o fim dos créditos de Phoonk 2. O filme é sobre um espírito maligno que apavora uma família.
Segundo o diretor Ram Gopal Varma qualquer um que diga que não tem medo de filme de terror será desafiado.
Durante a exibição, o sujeito terá um monitor cardíaco e uma câmera voltada para o rosto que irá garantir que, durante toda a exibição, os olhos permaneceram abertos.
Quando Varma lançou a primeira versão de Phoonk, um desafio similar foi lançado. No entanto, o diretor conta que o suposto ganhador não teria suportado ficar 30 minutos dentro do cinema.
Já o corajoso desmente a versão e diz que chamou até um médico e testemunhas para provar que não teve medo de um filminho bôbo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

POSTO DE SAÚDE

Parece que o tão sonhado posto de saúde de Nova Erechim está saindo do papel. Ainda não fui olhar o local, mas informações dão conta de que a obra iniciou. Em breve mais informações.

Secretaria da Assistência Social já trabalha com novos servidores

A assistência social do município de Nova Erechim já está desenvolvendo suas principais atividades e pode contar com um quadro de funcionários concursados, o que solidifica os trabalhos no município. Para a Secretária da Assitência Social Elsa de Paula, “é uma conquista da secretaria”.

Epagri de Nova Erechim conta com Novo Automóvel

Desde ontem, o escritório da Epagri de Nova Erechim conta com novo automóvel. Trata-se de um Fiat Uno, 1.0, quatro portas. O veículo que foi repassado pela Secretaria Estadual da Agricultura e tem recursos do ministério da Agricultura chega para substituir o antigo.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo do escritório local, Cláudio Mogam, a troca fará com que os funcionários trabalhem com mais segurança.

Grupo de Idosos inicia as atividades de 2010 hoje

Nesta quarta-feira, dia 24, o Grupo de Idosos Alegria em Viver de Nova Erechim retorna com suas atividades. Os tradicionais encontros nas quartas costumam ser muito alegres e tem a grande presença dos "jovens" da terceira idade Novaerechinenses.

O encontro de hoje, marcado para as 14 horas, terá missa com o padre da paróquia de Pinhalzinho. Haverá transporte para os interessados. O ônibus sairá da Escola Municipal as 13h30 e passará pela praça central.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL

PARABÉNS AOS NOVAERECHINENSES APROVADOS PARA OS CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL


Ana Maria Schnor - Sociologia

Yana Tamara Tomasi - Enfermagem

Laura Cassol Mohr - Engenharia Ambiental

Alex Uberti - Administração com Ênfase em pequenos emprendimentos

Maikio Santa Catarina

Josiane Nesello - Filosofia

Clairia Dalacorte - Pedagogia




SUCESSO A TODOS!

VIAGEM DE CONFRATERNIZAÇÃO

O Grupo de Jovens Unidos Venceremos, da Linha Suspiro, Nova Erechim, viajou para Itapema no último dia 12 de Fevereiro. Participaram da viagem 28 pessoas, incluindo membros do grupo e convidados. “O objetivo principal dessas viagens é fortalecer

nosso grupo, além da integração com outras pessoas que são convidadas”, declara o presidente do grupo Dirceu Pierozan, o Maninho.
As viagens no início do ano já se tornaram tradicionais. O grupo de Jovens da Linha Suspiro é um dos poucos que restaram na nossa região e dá exemplo de organização. Além de viagens, os jovens da Linha Suspiro organizam bailes e ajudam nos eventos da comunidade Novaerechinense.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sacolas retornáveis já estão nos mercados Novaerechienenses

Prevenir o meio ambiente. Este é o objetivo da implantação do projeto das sacolas retornáveis nos mercados de Nova Erechim. A exemplo de outras cidades como Xanxerê, Nova Erechim já conta com as sacolas retornáveis. Ainda não é obrigatório, mas, de acordo com os mercadistas, a partir de primeiro de maio todo o consumidor deverá adquirir as sacolas retornáveis, porém quem não quiser, terá que desembolsar um valor significativo também para ter as tradicionais sacolas plásticas. Então, a dica é prevenir adquirindo as sacolas retornáveis que custarão em torno de 6 Reais

Para o acadêmico de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, Alex Ubertti, que trouxe a ideia para Nova Erechim “este é um projeto que será bem visto por toda a região. Aos poucos o consumidor se acostumará”, ressalta.
O mercadista Gerson Parise, do Alimentos Vitória, diz que o projeto foi discutido conjuntamente e que o meio ambiente agradecerá. “Certamente o objetivo principal é prevenir o meio ambiente e nada melhor que nós, mercadistas darmos este bonito exemplo”, comenta.

No momento, somente os supermercados terão as sacolas retornáveis. Em breve, é bem possível que todo o comércio participe deste projeto. A partir do momento em que os mercadistas assinarem um termo de compromisso, será encaminhado um projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores para se tornar lei municipal.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Acamosc retoma atividades sob o comando do Vereador Giba Bortese

A Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC) reiniciou as suas atividades administrativas para o ano de 2010. Comandada pelo Vereador de Nova Erechim, Gilberto Bortese, a associação está empenhada em cumprir as suas metas no fortalecimento do Poder Legislativo Municipal.

A ACAMOSC possui como principal missão integrar os Poderes Legislativos Municipais nas ações comunitárias e regionais sustentáveis, motivando seus membros e instrumentalizando-os tecnicamente. A Associação conta com assessoria jurídica permanente para os seus membros, além de assessoria de imprensa e de secretária executiva.

Contando com dezoito câmaras associadas, a ACAMOSC é uma das associações de vereadores com melhor estrutura em todo o estado de Santa Catarina. Atualmente possui um prédio administrativo de 180 metros quadrados, totalmente construído com recursos oriundos das Câmaras filiadas e no final do ano de 2009 inaugurou seu auditório próprio com capacidade para atende 130 pessoas sentadas, com toda a infra estrutura necessária para eventos, com sonorização e equipamento de vídeo.

Uma das principais metas para o ano de 2010 é a realização de um encontro estadual de mulheres vereadoras, em parceria com a União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) e com a Unochapecó. O objetivo do encontro é motivar a participação da mulher na política, além de envolver todas as representantes femininas do Poder Legislativo numa grande rede de discussões e ações locais e regionais, voltadas às questões sociais que envolvem a comunidade que representam.

Segundo o Presidente, Gilberto Bortese, a associação está buscando expansão no número de associados: “Nós da ACAMOSC queremos ser a referência como Associação de Câmaras Municipais de Vereadores, reconhecida por sua contribuição e trabalho com vistas ao desenvolvimento regional sustentável e ao fortalecimento do Poder Legislativo Municipal. Desse modo vamos visitar Câmaras na região e propor que estas se associem para poderem desfrutar dos benefícios que a associação pode oferecer”.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

JÁ ESTAMOS EM CAMPANHA!

CARA NOVA

Meus caros leitores. Não poderia deixar de agradecer imensamente aqui ao meu colega de Jornalismo Luan que produziu o cabeçalho do meu blog. O cara é "fortidão" como costumo dizer. Sabe das coisas mesmo.

É por isso que estou confiando muito no menino como presidente do CA em 2010. Ele vai atrás das coisas mesmo. Me orgulho muito de ter colegas assim. Parceria importante faz a diferença.

Estamos ansiosos com o reinício das aulas na próxima segunda (08). Não é como um semestre normal para o terceiro período. Vamos ter a oportunidade de recepcionar os calouros do curso. Novos parceiros estão chegando. Queremos e podemos sim fortalecer nosso curso. Já conseguimos muito no decorrer desses dois semestres. Me lembro de uma ocasião quando estávamos tentando a mudança de um professor. "Se estivermos unidos tudo será mais fácil".

Certamente assim funciona bem melhor, com essas parcerias, com a união. Estou a disposição para lutar por um curso ainda melhor.


Ótimo 2010 a todos!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Deixem o homem trabalhar!


Não, não é o Luan Santana. Esse aí da foto é o Luan Diego Vosnhak. Ele não canta Meteoro, gosta do Chico Mineiro, de uma moda de viola bem ponteada. É “baladeiro”, gosta de uma festa.

Poisé, esse é o Luan que cursa Jornalismo na Unochapecó e vai concorrer a vaga de presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso no ano de 2010. Luan está com ideias bem legais que certamente vão agradar todos os acadêmicos.

É claro que vai prevalecer a democracia. Se tiver mais alguma chapa pra concorrer está aberto, mas, seria legal ter uma chapa de consenso. Afinal não é sempre que encontramos pessoas dispostas e comprometidas com um trabalho.

Então para o fortalecimento do Jornalismo, Vote Luam.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Presidente da ACAMOSC prestigia primeira sessão ordinária da Câmara de Cordilheira Alta em 2010

Na tarde da última segunda feira (01/02), foi realizada a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Cordilheira Alta no ano de 2010, marcando assim o inicio dos trabalhos do legislativo local. Composta por nove vereadores, a casa de leis irá analisar inúmeros projetos enviados pelo poder executivo e também apresentar indicações que visam melhorar a qualidade de vida da população.

A Câmara Municipal ainda inaugurou a sua nova e moderna sede na cidade. O evento foi prestigiado pelo Presidente da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC), Gilberto Bortese, e pela equipe técnica da associação. Segundo Bortese, a visita teve um objetivo: “A nova diretoria da ACAMOSC está empenhada em ouvir os anseios e as necessidades das Câmaras associadas e a nossa presença nos eventos do Legislativo Municipal reforça esse elo”.

O Presidente do Poder Legislativo, vereador Milton Romanini destacou a importância da participação da população: "Nós convidamos através de todos os vereadores a população de Cordilheira Alta para participar, fazendo assim também a fiscalização dos vereadores que foram eleitos para representá-los aqui nesta casa de leis, que passou por uma mudança de sua sede e passou a ter total independência do Poder Executivo para poder atender a todos com muita vontade, indiferente da legenda partidária", disse.