quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nova Erechim perde um de seus primeiros moradores


Faleceu na manhã de hoje (28), o novaerechinense Dileto Dalla Costa. Com 89 anos, Dileto foi um dos primeiro moradores de nosso município. Chegou em Nova Erechim por volta de 1950, quando nosso município pertencia a São Carlos, com a esposa e três filhos.
Segundo os familiares, na época, na Linha Mulata, como era chamada Linha Navegantes, existiam três moradores. Somente algumas comunidades do interior que eram povoadas.

Para atravessar a mudança no Rio Chapecó, a família utilizou um caíco. O mato tomava conta das terras e por isso piques foram abertos para a circulação.
Conforme autoridades, Dileto sempre foi um homem exemplar, de família e preocupado em sustentar os filhos. O novaerechinense faleceu hoje de manhã, por volta das 6h, no Hospital Regional de Chapecó. O corpo está sendo velado no salão comunitário de Nova Erechim. As 16h haverá missa e logo após sepultamento no cemitério municipal. Nossos sentimentos a família Dalla Costa de Nova Erechim.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Indicação é rejeitada na sessão desta terça

Na sessão descentralizada da Linha Guabiroba na tarde desta terça-feira, dia 27, os vereadores Valdecir Solivo (DEM), Volnei Weschenfelder (PSDB), Thanea Zaboenco (PP) e Valtuir Maróstica (PP), apresentaram uma indicação que pedia que a comunidade fosse contemplada com três carretas agrícolas para o transporte de silagem. Parecia uma simples indicação que seria aprovada por unanimidade, até o vereador Carlos Hohn (PT), pedir a palavra e dizer que tanto ele como a bancada do PT na câmara eram contrários.

A indicação foi para votação e teve quatro votos favoráveis e quatro contrários, sobrando então para o presidente da casa, vereador Neudi Kaefer desempatar. O presidente também votou contra e a indicação foi rejeitada. Marcio Solivo(PMDB), Isolde Muller (PMDB), Ilcir Girardi (PT), também deram votos contrários.

O vereador Carlos disse em seu pronunciamento que se compromete com o secretário da Agricultura, Milton Tomazi, em adquirir junto à administração municipal esses equipamentos para a comunidade até o final do ano.

Ao final da sessão, percebeu-se certo descontentamento da comunidade com os vereadores que rejeitaram a indicação. Assim como alguns moradores da comunidade, quem esteve descontente também foram os autores da indicação. Para o vereador Valdecir Solivo, os parlamentares da situação votaram contra por que sabem que a administração não vem atendendo os pedidos do legislativo. “Isso mostra que a administração não prestigia os vereadores. São inúmeras indicações aprovadas que não foram atendidas.” O democrata aproveitou para exemplificar:“já aprovamos uma indicação para a prefeitura adquirir as traves do nosso campo que está sediando os jogos do campeonato municipal e não fomos atendidos. É lamentável, pois as traves estão caindo."

O tesoureiro do conselho da comunidade, Lírio Tortélli, que representou a comunidade na sessão, não comentou sobre a indicação rejeitada, mas disse que "as sessões descentralizadas são importantes para a comunidade ver de perto o que os vereadores estão aprovando e rejeitando."


Vereador Valdecir Solivo(DEM), está descontente com pedidos não atendidos

SESSÃO DESCENTRALIZADA


A Câmara Municipal de Vereadores de Nova Erechim realizará nesta terça-feira,dia 27, a segunda sessão descentralizada do ano. Desta vez a comunidade da Linha Guabiroba receberá os vereadores. A reunião terá início às 14h, e terá na pauta vários projetos em votação.

As sessões descentralizadas da Câmara vem sendo um ponto forte do poder legislativo desde o ano passado. Em épocas de campanha, muito se fala em aproximação do poder legislativo com o cidadão, mas, a efetivação desta aproximação com as sessões descentralizadas onde a câmara vai até as comunidades, começou a ter frequência apenas no ano passado.
Em outras legislaturas, tentou-se implantar as sessões descentralizadas, porém, não teve continuação dos vereadores da época.


No ano passado, com o presidente Giba, a câmara esteve inclusive na escola

para mostrar os trabalhos dos vereadores para os alunos.

A vitória do oportunismo

E no Grenal de domingo, mais uma vez o oportunismo foi o responsável pela vitória. No caso desta vez do Grêmio, que não se intimidou mesmo estando no Beira Rio. Jogou livre, leve e solto e conseguiu uma grande vitória que coloca o tricolor com uma vantagem na corrida pelo título gaúcho de 2010.

Encurralando o Inter no segundo tempo, os comandados de Silas, jogaram como se estivessem em casa. Apesar de não ter conseguido fazer gols com a bola “rolando”, o tricolor aproveitou uma de suas melhores armas: a bola aérea. Foi em dois cruzamentos na área que resultaram os dois gols gremistas. O zagueiro Rodrigo, aos 22 minutos do segundo tempo, aparando com violência uma cobrança de escanteio e já quase no final do jogo o atacante Borges também de cabeça pegando uma cobrança de falta.

Os clássicos Grenais costumeiramente são definidos nos detalhes. Para jogar o clássico, é preciso acima de tudo não perder as oportunidades criadas. Aqui lembramos daquele velho ditado: “quem não faz leva”. O colorado teve várias oportunidades no primeiro tempo, mas não conseguiu transformá-las em gols. É bem verdade que o Grêmio também perdeu duas oportunidades ainda no primeiro tempo. Mas notou-se uma leve superioridade dos vermelhos. Já o segundo, foi de domínio total azul.

A peleia continua do próximo domingo. Agora é no estádio Olímpico. A batalha tem tudo para terminar com vitória do time da azenha. Com a grande desvantagem o Inter pode até poupar os titulares para a Libertadores por que sabe que será muito difícil e desgastante conseguir reverter o quadro. Mas aqui, lembro de outro ditado do Rio Grande amado: “Grenal é Grenal”. Em Grenal, o buraco é mais embaixo e tudo pode acontecer. Mas o que é realidade não se discute: o Grêmio com seu oportunismo tem uma larga vantagem e deve estar já preparando a festa para a conquista regional.






Rodrigo está cabeceando para abrir o placar no Beira Rio

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Para "lavar a alma"




Uma vitória para lavar a alma dos torcedores. O internacional fez o seu dever de casa e aplicou 3x0 no Deportivo Quito ontem no Beira-Rio. Os 35 mil torcedores que compareceram no estádio viram um Inter inspirado que apresentou o seu melhor futebol em 2010.

Com show de Andrezinho, que é o novo titular na meia cancha colorada, o time foi logo abrindo o placar com um chute forte no ângulo do goleiro equatoriano. Bolívar e Giuliano no segundo tempo dilataram o placar que terminou em 3x0.

O próximo rival na libertadores é o Banfield da Argentina. O primeiro duelo valendo uma vaga nas quartas será já na quarta da semana que vem em Buenos Aires. Antes, porém, o colorado pega o rival Grêmio no primeiro confronto da final do campeonato gaúcho. O colorado deve poupar titulares que não estão bem fisicamente. Exames médicos serão feitos para avaliar a condição física de cada atleta.

Andrezinho foi o grande destaque da partida

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vereador Giba reúne conselho político


Na noite desta quarta-feira, 22, o Vereador Giba reuniu seu conselho político na Câmara municipal de vereadores. O conselho vem sendo a base do mandato do parlamentar, efetivando assim a ideia de ter a participação popular na vereança.

Avaliação do mandato, ações para 2010, informativo impresso e realização de uma plenária foram alguns dos assuntos discutidos. “Essa foi e é a nossa grande proposta, que felizmente vem dando certo. O conselho político vem fortalecendo nossa participação no legislativo. Juntos, percebemos melhor quais são os anseios da nossa sociedade”, ressaltou o parlamentar.

Giba está licenciado até o próximo dia 15 de maio e aproveita este tempo para planejar seu mandato. O conselho político é formado por membros de diversos segmentos da sociedade. A maioria, esteve na campanha política em 2008. O conselho do vereador está aberto para receber mais integrantes da comunidade que desejam discutir políticas que melhoram a qualidade de vida do novaerechinense.

Mesmo licenciado vereador Giba acompanha trabalhos do legislativo



Mesmo de licença desde o dia 15 de abril, o vereador Giba continua acompanhando os trabalhos do legislativo municipal. A licença do vereador vai até o próximo dia 15 de maio. Em seu lugar assumiu a vereadora Ilcir Girardi, também do Partido dos Trabalhadores (PT).

Giba continua participando das reuniões semanais da administração municipal e esteve presente na última sessão ordinária que ocorreu no dia 16. “Não participo das sessões efetivamente, mas sempre que posso, estou na câmara para saber das novidades e procurar ajudar meus companheiros a desempenhar o melhor trabalho para a comunidade”, comenta Giba.

A próxima sessão da Câmara de Nova Erechim será nesta sexta (23), as 17h15 na sala de sessões.

terça-feira, 20 de abril de 2010

TODO MUNDO QUER A CABEÇA!

Pois é, tá difícil de achar um candidato (a) a vice governador no estado de Santa Catarina. Que coisa! Todo mundo quer ser “o cabeça”. Aliás, tá muito complicado de ter uma visão do que pode acontecer na política catarinense.

O PMDB do governador Luiz Henrique da Silveira (que deixou o cargo), não sabe com quem se abraçar e já definiu internamente que Pinho Moreira é candidato ao governo. O PT, também já definiu candidatura própria com a Senadora Ideli Salvati. Os partidos (PMDB e o PT) estão namorando, não é novidade, porém, ninguém quer abrir mão da “cabeça”.

A tríplice aliança parece que foi por água abaixo. Há poucos dias atrás, os Democratas pediram para sair do governo. Pediram pra sair, mas não deixaram a disposição os cargos que ocupam do Estado. O governador Pavan já deixou claro que se eles não deixarem os cargos nos próximos dias ele vai tomar providência por que o PMDB e o PSDB estão pressionando.

Mas tem mais candidato a candidato por aí. O senador Colombo (DEM), quer de qualquer maneira disputar o governo do Estado, como cabeça de chapa é claro. E ao que tudo indica o atual governador, Leonel Pavan (PSDB) também vai se lançar, apesar dos escândalos encontrados nos últimos meses referentes à sua pessoa. E pra fechar a lista dos pretendentes, temos a deputada federal Ângela Amim. Não podemos esconder que a família Amim é muito forte na grande Florianópolis. Prova disso é a pesquisa que saiu há alguns dias. Ângela vem encabeçando a lista dos candidatos e é seguida de Ideli Slavati. Será 2010 o ano das mulheres? Momentaneamente, as pesquisas indicam que sim!

Meu “achômetro” diz que alguém vai sair abraçado. È possível que a antiga aliança pode retornar (PSDB, PP, DEM), sendo assim provavelmente que PMDB e PT formariam coligação.

Ainda está muito nebuloso o tempo em Santa Catarina. A previsão é que trovoadas e temporais poderão acontecer na política catarinense até a formação das coligações ou lançamentos de candidaturas. Com tantos números assim, é perigoso de se confundir, cuidado!11, 13, 15, 25, 45.

A HORA DA VERDADE!

Chegou a hora da verdade para a dupla Grenal. Sim, por que até agora nem Inter, nem Grêmio foram tão exigidos. Digo, de exigência em decisão. O Inter sofreu para ganhar a Taça Fabio Koff, batendo o modesto Pelotas no sufoco por 3x 2 em pleno Beira Rio. O Grêmio sofreu para ganhar a Taça Fernando Carvalho. Ganhou do Novo Hamburgo por 2 x 1 na final.


O Inter está na Libertadores e o Grêmio na Copa do Brasil, além, é claro do Campeonato Gaúcho onde fazem a final em dois jogos. A decisão começa no próximo domingo no Gigante. Mas nada de pensar em Grenal agora. A regra tanto no Olímpico quanto no Beira Rio é esquecer o clássico e focar nos jogos de quarta e quinta feira.

O tricolor joga na quarta contra o Avaí, em Santa Catarina, na Ressacada. O resultado do primeiro jogo dá certa tranquilidade para o Grêmio, apesar de o Avaí estar embalado com a classificação para a final do Campeonato Catarinense (eliminou o rival Figueirense no final de semana). Teremos um grande jogo na quarta. Silas não vai ter uma boa receptividade em Florianópolis. O ex-técnico do Avaí andou pisando na bola, se desentendeu com a comissão técnica do time catarinense na primeira partida. Até ligou para pedir desculpas para jogadores e comissão técnica, mas sabe como é torcedor.

Já o Colorado vai definir o seu futuro na Taça Libertadores na quinta. Os comandados de Fossati não demonstraram, até então, um bom futebol na competição Sul Americana. Mas assim mesmo, nos trancos e barrancos, vai empatando os jogos fora e ganhando em casa. Segundo o técnico Jorge Fossati, “jogando assim vamos longe.” Os vermelhos precisam ganhar para garantir o primeiro lugar da chave e confirmar a vaga para a próxima fase. Se empatar ou perder corre um sério risco de ficar de fora.

É esperar para ver. O negócio é o seguinte. Nem Inter, nem Grêmio demonstraram um bom futebol em 2010. As cabeças de Fossati e Silas podem rolar já no meio da semana. Não se assustem se isso acontecer, especialmente nos lados do Beira Rio. A pressão já é grande pra cima do treinador uruguaio que foi contratado no final do ano passado e ainda não agradou o torcedor.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Evento tira dúvidas sobre ano eleitoral


ACAMOSC promoveu palestra para Presidentes de Câmaras, Vereadores, Servidores, Assessores e Secretários.

Foi realizado na última sexta feira, dia 16 de abril de 2010, na sede da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC), a primeira reunião conjunta do ano dos Fóruns Permanentes dos Presidentes e dos Secretários de Câmaras da associação. 
alt
Compuseram a mesa de honra: Presidente da ACAMOSC, Gilberto Bortese, Presidente do Fórum dos Presidentes Neusa Turra Damo, advogados Luciano Buligon e Loiva Cecília Dal Piva, assessor Legislativo Dirceu Rodrigues e o Presidente do Fórum dos Secretários Alfredo Merigo


O principal objetivo do encontro foi a realização de uma palestra que ficou a cargo da assessoria jurídica e legislativa da ACAMOSC com o tema “Ano Eleitoral, Impedimentos, Prazos, Decoro Parlamentar  e Ética”. Os advogados Luciano Buligon e Loiva Cecilia Dal Piva, além do assessor legislativo Dirceu Rodrigues, passaram informações pertinentes aos presentes sobre os temas propostos, com grande participação de público. 
alt

A abrangência dos temas discutidos, com grande pertinência para o ano eleitoral corrente, prendeu a atenção dos participantes do evento. O advogado Luciano Buligon falou da importância da ética na política: “É muito importante a ética na política, na educação e na cultura do povo”, afirmou o assessor jurídico da ACAMOSC, diante dos olhares atentos. E concluiu sua pregação: “É importante ter ética em tudo o que se faz na vida”. 
alt

A Presidente do Fórum dos Presidentes e da Câmara de Vereadores de Serra Alta, Neusa Turra Damo mostrou-se feliz pela presença do público: "Conseguimos agregar um público qualificado de quase todas as Câmaras associadas da ACAMOSC. Essa é uma conquista que resulta de nosso trabalho pioneiro na valorização e na capacitação dos agentes ligados ao Poder Legislativo Municipal do oeste de Santa Catarina.
alt

Segundo o Presidente da associação, o Vereador Gilberto Bortese, o encontro desta sexta feira é  mais uma meta alcançada da ACAMOSC: “A diretoria do Fórum dos Presidentes elaborou um planejamento no começo do ano, onde foram estabelecidas metas de capacitações. A palestra de hoje foi direcionada para atender as necessidades  de nossos associados, sejam eles os Vereadores, Presidentes, Secretários ou mesmo os colaboradores das Câmaras. Trabalhar com encontros como o que foi executado no dia de hoje é uma das nossas bandeiras para o ano de 2010”.
alt