sexta-feira, 28 de maio de 2010

Presidente da Acamosc prestigia eventos em Chapecó

Nesta sexta (28), o presidente da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina, vereador Gilberto Bortese, o Giba, participou de eventos em Chapecó. Na sede da Acamosc, acompanhou a reunião mensal do fórum dos secretários das câmaras filiadas. O Fórum é presidido pelo também novaerechinense Alfredo Merigo.

Giba destacou a importância desses encontros: “Fico feliz com a organização dos fóruns. O fórum de secretários é um exemplo.” O assunto mais discutido no encontro foi a elaboração de um regimento interno que vai padronizar as câmaras de toda a região. Para presidente do fórum dos secretários, Alfredo Merigo, “a ação é muito importante, porque vai unificar os trabalhos da região.”

Pela parte da tarde, Giba esteve no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi) no Encontro Nacional de Habitação para Agricultura Familiar. O evento teve a participação da pré-candidata a presidência da república, Dilma Rousseff. Lideranças acompanharam a visita da pré-candidata a Chapecó, entre eles a pré-candidata ao governo do Estado, Ideli Salvatti, e os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Pesca, Altemir Gregolin.


Giba fala na reunião dos secretários

terça-feira, 25 de maio de 2010

Presidente da Acamosc tem dia de conversas com lideranças em Chapecó


Na segunda-feira (24), o presidente da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), Vereador Gilberto Bortese, o Giba, cumpriu uma extensa agenda no município de Chapecó.

Na sede da entidade, o presidente se reuniu com a assessoria jurídica para planejar ações. A padronização do regimento interno das câmaras filiadas foi um assunto abordado. “Queremos que todas as câmaras filiadas trabalhem com um mesmo estilo. Percebemos que cada câmara tem um jeito de conduzir as sessões. Seria importante padronizarmos, aproveitando os pedidos de vários municípios em reorganizar o regimento interno, vamos propor um regimento atual”, disse Giba.

Na sede da Acamosc, Giba pediu também a assessoria jurídica para alertar os vereadores e funcionários das Câmaras filiadas sobre as eleições 2010. “Queremos que os nossos parlamentares e vereadores estejam bem informados sobre o que pode e o que não pode neste ano eleitoral.”

Após conversa na sede da entidade, o presidente e o secretário executivo da associação, Eloi de Oliveira, foram até a Câmara de Vereadores de Chapecó. Na casa de leis chapecoense, participaram de conversa com vários vereadores e servidores, inclusive com o presidente da casa, vereador Valdemir Stobe, o Tigrão, que se mostrou satisfeito com a visita. “Estamos a disposição da entidade. Quando precisar estamos prontos para ajudar. Queremos que a Acamosc cresça ainda mais e fortaleça os legislativos da nossa região”, comentou Tigrão.

Presidente da Câmara de Chapecó, Tigrão, Presidente da Acamosc, Giba e Eloi de Oliveira, secretário da Acamosc

Giba esteve no gabinete do vereador Itamar Agnoletto e da vereadora Luciane Carminatti. A visita foi para trocar idéias para fortalecer a Associação. Na Câmara de Chapecó ainda, o parlamentar conversou com o presidente estadual da Braspol, Geraldo Riback. Giba falou sobre a importância da entidade no município e parabenizou o presidente pela organização da Braspol por todo o Estado. Geraldo Riback contou que viaja hoje (25) para Brasília onde participará das comemorações do aniversário da entidade na capital.

Para encerrar a agenda do dia, o presidente da Acamosc acompanhou a sessão ordinária da câmara de Chapecó que ocorreu às 17h de segunda (24). “Procuro sempre acompanhar os trabalhos de vereadores de outros municípios. Sempre estou na expectativa de descobrir algo de novo que podemos implantar em Nova Erechim. Sempre penso em dar mais qualidade de vida para a nossa população”, complementou Giba que está licenciado da câmara de Nova Erechim até o próximo dia 15 de junho.

PT e PP Juntos?


Um passarinho me contou que o PT e o PP de Santa Catarina estão cada vez mais perto de uma coligação para as eleições deste ano no Estado. Tudo porque, segundo o mesmo passarinho, o PMDB de Pinho Moreira e companhia, não quer nem saber da turma do 13.


Parece que o partido do ex-governador Luiz Henrique da Silveira quer manter de qualquer jeito a tríplice aliança. O certo até agora, é que ainda está muito indefinido, tudo pode acontecer. Mas o que está mais perto é isso mesmo. O PT, mesmo que não querendo, se coligar com o PP e a tríplice aliança com PMDB, PSDB e DEM ser mantida.


Essas informações foram obtidas ontem com dois pré-candidatos que não quiseram se identificar. Mas não poderia deixar de contar essas informações em off, não é?




Arte : Blog paposdejornalista.blogspot.com

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vereador Giba comemora investimentos na cultura de Nova Erechim


O final de semana é de muita alegria para a comunidade de Nova Erechim. Afinal, não é sempre que temos a cultura de nosso município sendo divulgada em três cidades catarinenses.

Lages, Indaial e Chapecó serão destinos do taekwondo, patinação e canto coral respectivamente. No frio de Lages, os atletas César Cortina e Guilherme Weschenfelder, participarão do Campeonato Catarinense de Taekwondo. “A expectativa é de trazer medalha”, comenta César.

Em Indaial, um feito inédito. Patrik Lucas Moretti colocará a patinação de Nova Erechim na vitrine do Estado. Ele viaja nesta sexta-feira (21), para participar do Festival Estadual de Patinação. “Temos que incentivar. Como pai, estou muito orgulhoso do Patrik. Ele está ansioso, nervoso, mas nós estamos dando uma grande força pra ele”, comenta orgulhoso o pai Dorílio Moretti.

No sábado ainda, o Coral dos Meninos Cantores, que se prepara para participar do Congresso Nacional dos Meninos Cantores em Xacim no mês de julho e o Coral Reviver, participarão do encontro de corais que será promovido pelo coral Alegria de Cantar de Chapecó. “Sempre participamos desses encontros, especialmente quando eles são perto. Este, em especial, será um momento de intercambio dos coralistas e de preparação para o congresso de julho”, comenta Maria Rita Kist, presidente do Coral dos Meninos Cantores.

O vereador Giba, presidente da Acamosc e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Nova Erechim, parabenizou o departamento de cultura e a secretaria de educação pelo incentivo às atividades culturais. “É assim que uma comunidade cresce, com o incentivo também na cultura. É muito bom saber que pessoas da nossa comunidade estão preocupadas em ter educação, cultura e esporte de qualidade. Parabéns aos que representarão o nosso município. Estamos na expectativa de medalhas, mas se não vier, não tem problemas. O importante é a participação”, disse o parlamentar.

A fumaça da alegria

Era final de jogo. A torcida do Estudiantes comemorava. Rostos felizes se viam pela televisão, afinal, os argentinos estavam se classificando para a semifinal da Copa Libertadores de América. A fanática torcida do Estudiantes de Veron estava eufórica porque havia conseguido reverter o placar de 1 x 0 sofrido em Porto Alegre, na semana passada pelo Internacional. O placar estava 2 x 0. E mais, os torcedores comemoravam, porque o atual campeão da Libertadores seria o único representante da Argentina na fase seguinte da competição.


Já no final do jogo, os fogos cobriam o estádio de Quilmes. A fumaça baixou e praticamente escondeu o goleiro da equipe portenha. Vários colorados olharam para aquela fumaça e pensaram a mesma coisa. “É preciso chutar uma bola que o goleiro não vai ver.” Dito e feito. Aos 43 minutos, Giuliado que havia acabado de entrar, calou o estádio. Um gol fatal. Afinal, quando se toma um gol aos 43 minutos em uma partida decisiva, dificilmente se tem tempo para a recuperação. E foi isso que aconteceu. O bravo time colorado mostrou a sua raça gaúcha e passou adiante na competição.


O Estudiantes que já havia perdido o campeonato argentino na semana passada, perdeu também a vaga para a semifinal da competição Sul Americana. E a fumaça mudou de lado. Mudou de time, mudou de país. Parece que ela queria mais um confronto brasiliero na Libertadores desse ano. O Inter, da fumaça na Argentina, pega agora o São Paulo de Fernandão, que em 2006 ajudou o colorado a ganhar a América pela primeira vez.

Giuliano comemora o gol da classificação

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pessimismo: repórter do RS diz que dupla Grenal será eliminada

E lá pelas bandas do Rio Grande, a imprensa não está confiando muito na dupla Grenal. O repórter esportivo Luciano Périco da Rádio Gaúcha postou em seu Twitter hoje que tanto Grêmio quando Inter serão eliminados da Copa do Brasil e da Copa Libertadores respectivamente.

Em seu microblog ele diz: “Quarta e quinta de pessimismo! Uma pena! Mas acho que a dupla Gre-Nal se despede da Copa do Brasil e Libertadores. Pronto ! Falei." Logo após, em novo depoimento ele tenta minimizar a declaração. “Tomara que eu erre a minha previsão.”

Certamente o repórter foi bastante contestado pelas torcidas vermelha e azul. Tanto gremistas como colorados estão confiantes na classificação de suas equipes. O Grêmio enfrenta nesta quarta (19), o badalado time do Santos. O primeiro duelo no Estádio Olímpico foi de 4 x 3 para os gaúchos. Um empate hoje na Vila Belmiro classifica os gremistas.

Do lado vermelho a situação não é muito diferente. Os colorados venceram o Estudiantes-ARG, no Beira Rio semana passada por 1 x 0. No jogo desta quinta (20), o time de Fossati se classifica com qualquer empate e até com uma derrota de um gol desde que marque pelo menos um.

Fórum da Mulher Vereadora realiza reunião

A cidade de Chapecó receberá na próxima terça feira, dia 26/05/2010, encontro do Fórum Permanente da Mulher Vereadora da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC).

Fórum da Mulher Vereadora

O Fórum da Mulher Vereadora é uma iniciativa pioneira da ACAMOSC no estado de Santa Catarina.

Criado com o objetivo de fortalecer a participação feminina na política, o Fórum tem como objetivos formar um grupo representativo de gênero, fortalecido com união, troca de experiências, valorização e responsabilidade, visando a aquisição e aprimoramento de conhecimentos, motivando a participação das mulheres da região na política, através de espaços de discussões relativas as questões de gênero, aos direitos sociais e políticos das mulheres, e, que busque, através de ações concretas o reconhecimento por parte da sociedade, sobre a importância do envolvimento da mulher na política.

As iniciativas do Fórum, sob a presidência da Vereadora Luciane Carminatti, além da Vereadora Silvana Maria Bugnotto (Vice Presidente) e de Eunice Ternus Pich (Secretaria) durante o ano de 2009 e início de 2010, foram de grande parte, com a realização de eventos, reuniões e palestras com a associadas da ACAMOSC, além de buscar a participação de representantes dos meios acadêmicos, dos movimentos sociais e representantes do legislativo de todo o estado de Santa Catarina.

Na pauta dos assuntos a serem debatidos na reunião da próxima terça feira (26/05) estão a prestação de contas da atual diretoria, análise dos desafios para o ano de 2010 e a eleição da diretoria. A reunião está marcada para as 9 horas no auditório da ACAMOSC.


Fonte - Assessoria de imprensa da Acamosc

Oposição tentará votar Ficha Limpa antes de pré-sal

A oposição tentará votar, no Senado, o projeto Ficha Limpa antes dos projetos de lei do pré-sal, segundo informaram esta tarde os líderes do DEM, José Agripino Maia (RN), e do PSDB, Arthur Virgílio (AM). Para isso, Virgílio apresentará ainda hoje à Mesa Diretora do Senado uma questão de ordem.

Será questionado se, havendo acordo entre todos os líderes partidários, o projeto Ficha Limpa poderia passar a tramitar em caráter de urgência e ainda ser votado em sessão extraordinária no plenário mesmo com a pauta trancada por Medidas Provisórias e pelos projetos do pré-sal.

Se a Mesa Diretora e os líderes partidários concordarem com esta proposta, o projeto Ficha Limpa seria votado, segundo os senadores da oposição, amanhã. O projeto ainda está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será votado amanhã pela manhã. O relator é o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Virgílio e Agripino estiveram reunidos, até esta tarde, com o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Virgílio comunicou o líder governista sobre a questão de ordem que encaminhará à Mesa Diretora.

Em contrapartida, Jucá informou que pretende votar hoje uma Medida Provisória. Amanhã seriam votadas outras três medidas provisórias, entre elas a que reajusta o salário mínimo para R$ 510, e as aposentadorias em 7,7%. A oposição concorda em votar estes projetos. Jucá também deseja que se comece a discutir, ainda na quarta-feira, os projetos do pré-sal, mas, neste caso, a oposição é contra a votação dos textos em caráter de urgência. Governo e oposição tentaram chegar a um acordo para retirar a urgência, mas Jucá disse na manhã de hoje que o governo não aceitou a proposta.

A oposição corre, agora, para encontrar uma maneira de passar o projeto Ficha Limpa na frente dos projetos do pré-sal na lista de votações. Caso contrário, ao obstruir a votação do pré-sal, eles irão atrasar também a votação do Ficha Limpa. "Agora os líderes têm que concordar com a urgência para o Ficha Limpa. Vamos ver se o governo vai assinar", disse Virgílio. "Jucá faz um mau negócio ao querer misturar pré-sal com Ficha Limpa. Isso turva a água do acordo", disse Agripino.


Fonte - último segundo

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acamosc realiza reunião dos presidentes de câmaras em Nova Erechim

A cidade de Nova Erechim será a sede, no dia 14/05/2010, de reunião de trabalho do Fórum dos Presidentes de Câmaras de Vereadores da ACAMOSC. O evento contará com a presença dos representantes do Poder Legislativo das cidades de Águas Frias, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunhataí, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Carlos, Serra Alta e de União d’Oeste.

Na pauta do evento estão a apresentação da Messoregião, suas finalidades e projetos para o desenvolvimento regional, além de uma apresentação do instituto Saga para os Presidentes das Câmaras de Vereadores.

A realização do encontro na cidade de Nova Erechim atenderá uma meta traçada pela própria diretoria do fórum, que estabeleceu em sua primeira reunião de planejamento a descentralização dos encontros e a realização das reuniões nas cidades da região, ao invés da centralização dos encontros apenas na sede da ACAMOSC em Chapecó.

Fórum dos Presidentes


O Fórum dos Presidentes de Câmaras é uma iniciativa pioneira no estado de Santa Catarina. Congregando os Presidentes de Câmaras Municipais de Vereadores da região de abrangência da ACAMOSC tem como principais objetivos fortalecer o Poder Legislativo Municipal, formar os Presidentes para o administração das Câmaras e unir as forças.

Segundo a Presidente do Fórum, a Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Serra Alta, Neusa Turra Damo, a importância do encontro está na diversidade dos assuntos a serem tratados: “Os Presidentes de Câmaras estão unidos para promover ações com vistas ao Desenvolvimento Regional Sustentável. E nossa reunião de sexta feira tem esse ponto como o principal”.


A reunião será realizada a partir das 9 horas na sede da Câmara de Vereadores de Nova Erechim.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Presidente da ACAMOSC recebe documento sobre a avicultura regional


Na última segunda feira, dia 10 de maio, o Presidente da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC), Gilberto Bortese, recebeu de representantes da Comissão dos Avicultores um importante documento sobre a proposta dos integrados para as indústrias de carnes da região.

Segundo o senhor Alexandre Bergamin, representante da FETRAFSUL, o documento tem como objetivo de melhorar o equilíbrio das relações entre avicultores e empresas visando preservar a sobrevivência desse importante sistema econômico e dos avicultores integrados com as empresas do setor.

As propostas construídas pela comissão de representantes dos avicultores foi entregue em primeiro momento para as Agroindústrias e para a ACAV ( Associação Catarinense de Avicultura). Formada por avicultores, Ministério Público do Trabalho, Vereadores e Prefeitos, Sindicatos dos Trabalhares da Agricultura Familiar – FETRAFSUL – CUT, Mandatos de Deputados Estaduais e Federais.

Estas propostas fazem parte de diversas audiências públicas realizadas pelas Câmaras de vereadores dos municípios, preocupados com a situação com que os avicultores vem passando devido a baixa remuneração dos lotes, o não alojamento de perus, atraso no pagamento dos lotes pelas empresas, o desequilíbrio contratual existente entre as partes.

Segundo o Presidente da ACAMOSC, Gilberto Bortese, a associação está interessada na defesa dos interesses de todas as classes sociais e apóia a iniciativa da comissão: "Nós vivemos em uma realidade agrícola e a integração está presente na vida de praticamente todas as famílias. A ACAMOSC tem como uma das suas metas o Desenvolvimento Local Sustentável. E através do diálogo e do debate saudável das idéias nós temos certeza que os envolvidos chegaram a um acordo bom para todos os envolvidos".




sexta-feira, 7 de maio de 2010

Es un bicho colorado!

Essa foi a manchete de capa do jornal Olé de hoje. O jornal esportivo mais popular da Argentina, se refere ao Internacional de Porto Alegre que eliminou na noite de ontem o Banfield. O colorado havia perdido a primeira partida das oitavas de final na argentina, semana passada por 3 x 1 e por isso que o compromisso de ontem em Porto Alegre não era simples. O time de Fossati tinha que ganhar por dois gols de diferença.

A vitória por 2 x 0 fez a imprensa argentina lembrar do passado recente dos gaúchos e falar também sobre o super jogo das quartas entre Internacional x Estudiantes.
O Inter saiu de um argentino e já tem outro pela frente. Só que não é qualquer outro argentino. Estamos falando do atual campeão da Libertadores e do principal candidato ao título argentino de 2010. O bicho vai pegar!

Se os brasileiros respeitam muito os argentinos e sempre acham os confrontos difíceis, com os portenhos não é diferente. Tanto é que o Olé estampou em sua capa de hoje “Es un bicho colorado”. O colorado é muito respeitado no país vizinho. Esse respeito foi conquistado especialmente depois de 2006 onde o Inter conquistou vários títulos internacionais (Mundial, Libertadores, Sul Americana e Recopa)

Inter e Estudiantes se enfrentaram na final da Copa Sul Americana de 2008. Na oportunidade os brasileiros saíram campeões após uma vitória na Argentina (1 x 0) e um empate no Brasil (1 x 1).

Será um grande confronto. O Estudiantes está apresentando um futebol empolgante na Libertadores deste ano e manteve a base dos últimos anos. O Inter, parece que engrenou, ressurgiu na competição. O colorado realizou sua melhor apresentação ontem contra o Banfield. Será jogo para quem tem coração forte assim como são a maioria dos jogos entre argentinos e brasileiros. A primeira partida será na próxima quinta-feira, dia 13, no Beira Rio. O jogo de volta, na Argentina será no dia 19.

D'Alessandro foi um dos destaques do jogo

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A bola pune?


Sempre que ocorrem justiças no futebol, se é que existem mesmo justiças, se fala naquele ditado: a bola pune. No jogo entre Corinthians e Flamengo na noite desta quarta-feira, certamente vários colorados e sãopaulinos lembraram deste ditado. Tudo por que no ano passado, nas últimas rodadas do brasileirão, onde o time paulista já não tinha mais o que fazer na competição, interferiu diretamente na conquista do Flamengo.

Corinthians e Flamengo no Pacaembu. Quem não lembra daquele pênalti batido no meio do gol por Léo Moura? O goleirão Felipe, que é ídolo no “timão” não demonstrou nenhuma vontade de pegar. E no final, vitória do Flamengo por 2 x 1. A partida praticamente eliminou as chances de São Paulo e Inter na competição.

Se a bola pune, ontem tivemos uma amostra disso. O badalado Corinthians que fez a melhor campanha da primeira fase da Libertadores 2010, não passou pelo mesmo Flamengo de 2009, que fez a pior campanha na competição continental deste ano.

Para quem investiu tudo o que podia na libertadores, foi pouco, mas muito pouco futebol apresentado. Agora as perguntas estão no ar. O que será que acontece com os “astros” fracassados no Parque São Jorge? E Ronaldo pára de jogar? Manos Menezes continua? É bem provável que uma crise se instale no Corinthians e isso pode até sobrar para o técnico que se não animar a torcida no início do campeonato brasileiro pode ficar sem emprego. Os deuses do futebol não perdoam. De vez enquando eles fazem justiça e aí a bola pune.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Jornalistas debatem o futuro da profissão no RS

Com o tema "O Jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão\'\'\'\', o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promove nos dias 14 e 15 de maio o 34º Congresso Estadual dos Jornalistas. O evento que ocorre no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo é preparatório ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorre em agosto de 2010, em Porto Alegre.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Maria Rodrigues Nunes, lembra que haverá um inevitável debate sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. "Queremos abordar a importância da qualificação profissional e revelar o verdadeiro papel do Jornalista que é de estar a serviço da sociedade." O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), a utor da PEC dos Jornalistas, será um dos painelistas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Administração reúne funcionários no dia primeiro de maio

No último sábado, dia primeiro de maio, dia do trabalhador, a administração municipal de Nova Erechim reuniu seus servidores públicos para uma confraternização. O evento que teve a participação da maioria dos servidores e familiares foi realizado no CTG Galpão da Tradição.

O prefeito Volmir Pirovano disse que o encontro é muito importante por que valoriza os funcionários. “Sabemos da grande responsabilidade que nosso servidor tem como o município.”

Pirovano disse ainda que nesta semana, as melhorias nas estradas serão prioridades já que as fortes chuvas comprometeram o trânsito no interior do município.

Prefeito Volmir Pirovano discursou no dia do trabalhador

Primeiro encontro da família Moratelli foi realizado em Nova Erechim

O sábado dia 01 foi marcado pelo Primeiro Encontro da Família Moratelli em Nova Erechim. O evento realizado no salão comunitário, reuniu familiares do casal Leopoldo e Anita Moratelli.

O encontro continuará no ano que vem. Em 2011 a família vai se reunir em Chapecó, a cidade foi escolhida no encontro de Nova Erechim.