terça-feira, 29 de junho de 2010

A internet nossa de cada dia


Sabe aquelas reuniões de famílias e amigos de tempos atrás? Pois é, elas desapareceram. Ou raramente são realizadas. As famosas reuniões dançantes dos grupos de jovens do interior que eram pouco divulgadas reuniam centenas de pessoas, lotavam o salão, hoje, nem as reuniões, nem os grupos existem mais. Nesse mundo globalizado, a internet está sendo “culpada” por essa falta de contato físico da população.

Com um clic você conversa com pessoas de outro lado do mundo, porém, deixa de conversar com o visinho de porta pessoalmente, por exemplo, porque troca ideias pela web, isso vem causando certo afastamento dos seres humanos. Assim como o jornalista utiliza a internet para buscar informações, a população também tem o direito de saber os acontecimentos do mundo assim que eles acontecem, porém, não tem como ficar somente navegando, é preciso buscar novos horizontes. O contato pessoal é tanto importante para o jornalista retirar de uma fonte a informação verdadeira, pura, como também para as pessoas estarem cara a cara conversando, vendo de perto os sentimentos e até mesmo desabafando.

O mundo globalizado está sentindo falta de carinho, emoções, enfim, de sentimentos. A internet está divulgando eventos e ações para a participação da população e, no mesmo tempo, acaba distanciando as comunidades. E já que estamos falando dos problemas sociais que a internet proporciona, é bom citar sobre os conteúdos impróprios que estão “bem pertinho” de nossas crianças e adolescentes. Sites pornográficos estão a um simples clic das crianças e adolescentes que acabam sendo influenciadas e assim o abuso sexual aumenta a cada dia no mundo. Os pedófilos estão a solta na web, na maioria das vezes, os marmanjos conversam com as crianças como se tivessem a mesma idade para melhor influencia-las. Como na pedofilia, a internet proporciona várias outras informações que não são verdadeiras, os vírus e e-mails falsos, são cada vez mais freqüentes na caixa de entrada dos internautas. A enorme quantidade de informação contida na web também acaba atrapalhando, a maioria não é organizada e “prejudica” a pesquisa, além disso, os equipamentos para se ter acesso à internet, tem um ciclo de vida curto, isso faz com que a manutenção dos computadores sejam quase que freqüentes.

Se você congelou-se em 1900 e está lendo este texto, certamente vai pensar que a internet veio para prejudicar a nação e até tentar extingui-la. Calma, respire! A internet está sendo uma grande ferramenta para a comunicação mundial e como qualquer outra coisa, tem sim suas falhas. Ela também é responsável pela evolução, pelo desenvolvimento do mundo. Não existe outro suporte que tenha mais informações que a net no mundo, e o bom, é que a informação, seja boa ou ruim, é conhecida no exato momento em que o fato acontece. O acesso a essa informação, seja sobre qualquer o tema, é muito mais rápido que qualquer outro meio. Se por um lado temos um ponto negativo de que as crianças podem encontrar conteúdos impróprios, esse pode ser também um ponto positivo. Pois a facilidade na pesquisa é visível quando nos lembramos que há anos atrás consultava-mos intermináveis livros para esclarecer alguma dúvida, isso mostra que a web também é grande responsável pela democratização da informação

O emprego no Brasil vem crescendo a cada ano. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril deste ano, revelou que o emprego na indústria brasileira cresceu 3,3% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A internet também vem colaborando com o emprego de milhares de brasileiros. O aparecimento de novas profissões é visível. Webmaster, webdesigner e programador são algumas das novas profissões da net.

O mundo está sensibilizado que precisamos proteger o meio ambiente. A internet vem tendo uma importância muito grande na divulgação de campanhas para a proteção. Mas a participação da web vai além da publicação de campanhas. Você já parou para pensar quanto menos papel e tinta utilizamos com a vinda da internet? O meio ambiente agradece. Vou parando de escrever por aqui. Um amigo que está a três anos nos Estados Unidos, está me chamando no MSN agora.

Presidente da Acamosc visita câmara de Cunhataí


A Câmara de Vereadores de Cunhataí recebeu na noite de ontem, dia 28, a visita do Presidente da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC), Vereador Gilberto Bortese, da Assessora Jurídica Loiva Cecilia Dal Piva, do Assessor Legislativo Dirceu Rodrigues, do Secretário Executivo Eloi de Oliveira, além dos membros da diretoria, os Vereadores Neudi Kaefer e Valdecir Solivo.


O objetivo da visita foi aproximar a diretoria da associação de seus associados, apresentando os resultados dos primeiros seis meses de trabalho do ano e para traçar metas para o segundo semestre.


O Presidente da ACAMOSC, o Vereador Giba Bortese, usou a tribuna para falar da importância da associação e do trabalho que está sendo realizado por ela nos últimos meses: “É nosso trabalho lutar pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e promover ações que visem o desenvolvimento local sustentável. E a melhor forma de planejar as ações e atividades da ACAMOSC é ouvir as sugestões de nossos associados. Nossa administração tem a marca da democracia na tomada das decisões”.


A visita faz parte uma série de atividades que a diretoria da ACAMOSC planejou para essa semana, encerrando na sexta feira com um curso de oratória parlamentar a ser realizado na sede da associação na cidade de Chapecó.

Presidente da Acamosc prestigiou encontro da Acanor

A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste da Santa Catarina (ACANOR) em parceria com o INTERLEGIS, realizaram nesta quarta-feira (23) na Cidade de Quilombo, um Encontro Regional de Vereadores desta Micro-Regional, com um comparecimento expressivo.

Na abertura do Encontro, estiveram presentes o VereadorAntoninho Vailon, Presidente da Câmara de Quilombo; o Senhor Lenoir Bigolin, Prefeito Municipal, o Vereador Rui Mendonça, Presidente da UVESC, o Vereador Jakson Natal Castelli, Presidente da ACANOR; o Vereador Gilberto Bortese, Presidente da ACAMOSC, o Senhor James R. M. de Carvalho, Diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento a Comunidade do Legislativo do INTERLEGIS e o Senhor Ilmar Dalla Costa, Superintendente da UVESC.

A administração do curso coube a uma equipe de palestrantes do INTERLEGIS, que se deslocaram de Brasília sob o comando do Senhor James R. M. de Carvalho, Diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento a Comunidade do Legislativo, Secretaria esta, ligada ao Senado Federal.

O Presidente da ACAMOSC, Gilberto Bortese, junto com o Secretário Executivo Eloi de Oliveira e do Assessor Legislativo Dirceu Rodrigues, prestigiaram o evento.

Vereador Giba presente no evento em Quilombo

segunda-feira, 28 de junho de 2010

GIBA EM AÇÃO NO LEGISLATIVO



Giba apóia colocação de câmeras
de segurança em Nova Erechim




Na sessão da última sexta-feira, dia 25, os vereadores de oposição apresentaram ao plenário da casa de leis de Nova Erechim, uma indicação que pede a colocação de câmeras de segurança nos principais pontos do município. A proposição que foi bastante debatida, foi aprovada por unanimidade. “Sou favorável a ter as câmeras em Nova Erechim, o problema é que os bandidos estão aprontando na frente delas, quem acompanha a mídia sabe disso”, discursou o Vereador Giba.

O parlamentar petista foi mal interpretado em sua colocação e respondeu especialmente ao Vereador Valtuir Matóstica (PP). “Caro vereador, acho que vossa excelência não entendeu direito minhas palavras. Sou sim favorável a indicação, se não fosse, teria votado contra. Apenas disse que hoje em dia os bandidos, na maioria, não estão mais se importando com as câmeras de seguranças para fazer seus atos criminosos. É a triste realidade.”

No debate, Giba mostrou preocupação com a segurança pública em Nova Erechim.



Vice-presidente da Câmara valoriza
organização de mercadistas




Mercadistas e vereadores se reuniram antes da sessão de sexta-feira, para discutir o horário de atendimento dos estabelecimentos em Nova Erechim. De acordo com lei criada em 1971, os mercados não podem trabalhar no sábado a tarde e no domingo de manhã. No momento, a maioria dos mercados estão com as portas abertas nesses períodos.


Os comerciantes mostraram união e foram até a câmara de vereadores, pedindo ajuda aos parlamentares para que a lei seja modificada e cumprida por todos. “Queremos por em lei que os mercadistas podem trabalhar nos sábados o dia todo, mas que nos domingos todos fiquem de portas fechadas. A ideia é estudar um jeito de penalizar financeiramente o proprietário que não cumprir a lei”, disse o mercadista Gerson Parise, diretor comercial da Acine/CDL.

Mercadistas e vereadores em conversa
Para o vereador Giba, vice-presidente da casa, nada melhor que os proprietários dos estabelecimentos para definir seus horários de trabalho. “Nunca os mercadistas de Nova Erechim estiveram unidos desta forma, estão de parabéns. E nada melhor que vocês mesmos, para definir o horário de trabalho. Esperamos que todos realmente cumpram. Se a lei for refeita, todos devem segui-la para que o novaerechinense se acostume a não deixar as compras para o domingo de manhã”, ressalta Giba.

A assessoria jurídica da Câmara vai analisar a possibilidade de refazer a lei e implanta-la no município.




Aprovado em primeira votação projeto que cria
o conselho de alimentação escolar




O presidente da Comissão de Legislação e relator da Comissão de Educação da Câmara de vereadores de Nova Erechim, vereador Gilberto Bortese, comemorou a unanimidade na primeira votação do projeto de lei que cria o conselho municipal de alimentação escolar em Nova Erechim. “Fico muito feliz, porque sei que nossas crianças e jovens precisam de uma alimentação saudável nas escolas. Isso reflete, certamente, na qualidade de ensino dos estudantes.”

O projeto de lei vai ser votado pela segunda vez na próxima sessão que será realizada no dia 30 de junho na sede dos vereadores.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Giba pede providências para reduzir acidentes na BR 282

Giba em atuação na sessão do dia 18 de junho

Depois de 60 dias licenciado, o Vereador novaerechinense Giba (PT), retornou para a casa de leis. O parlamentar apresentou um requerimento para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tome providências para diminuir a grande quantidade de acidentes na BR 282, no trajeto do município de Nova Erechim. “Não é possível que continuamos perdendo amigos, familiares neste trecho. Precisamos fazer a nossa parte, bater o pé e pedir providências urgentes ao Dnit”, destacou Giba.

O trajeto é considerado um dos mais violentos da rodovia e várias pessoas, inclusive novaerechieneses perderam a vida. O ponto Mais crítico é na famosa “baixada”, perto do Bairro Pezini. No local, uma grande quantidade de água entra na pista causando a perca do controle do veículo na curva.

O requerimento que é assinado também pelo presidente da Câmara, vereador Neudi Kaefer (PMDB), foi aprovado por unanimidade. Ele será encaminhado pela casa de leis ao Dnit

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pavan, o dono da bola!

Enquanto as atenções estão voltadas para a Copa do Mundo, os políticos catarinenses aproveitam para fazer e desfazer acordos que não imaginávamos. Quer dizer, ao menos eu não imaginava. Digo eu, porque estive frente a frente, entrevistando por várias vezes o até então pré-candidato ao governo do Estado Eduardo Pinho Moreira, que também é presidente do PMDB em Santa Catarina. Lembro-me que perguntei: “e aí presidente, há possibilidades do senhor ‘entregar a cabeça’?” Com sua voz grave ele responde convicto; “de forma nenhuma amigo Giba. De forma alguma! O partido definiu e eu serei candidato a governador para continuarmos esse trabalho...”

Fiquei estarrecido quando vi a manchete no Jornal Diário Catarinense de hoje: “Pinho recua e apóia Colombo.” O convicto Eduardo Pinho Moreira parece que atendeu o pedido do Governador licenciado Luiz Henrique da Silveira que tanto quer a manutenção da tríplice aliança e já manifestou apoio ao presidenciável José Serra (PSDB). Enquanto isso Pavam, que já tinha confirmado a sua pré-candidatura, por que não acreditava mais na tríplice já que Pinho havia dito que “não abria mão de ser candidato nem que chovesse canivete aberto”, puxou o freio de mão e disse que vai se reunir urgente com os tucanos para definir pela manutenção ou não da tríplice aliança.

O certo até agora, é que temos a cada dia uma partida diferente da Copa das eleições de Santa Catarina. Neste momento Pinho Moreira passou a bola para o Pavan. O atual Governador de Santa Catarina não sabe de chuta pro gol de longe ou recua a jogada. Acho eu, como qualquer um pode achar, que o tucano vai tabelar com Colombo e Pinho.
Colombo e Moreira esperam por Pavan para a reformulação da tríplice

quarta-feira, 2 de junho de 2010

E AGORA JOSÉ?

Onde estão os críticos de Dunga? Os críticos que por acaso vão ler esta minha crítica. Que bom se fosse que alguém da imprensa lá de Sampa ou do Rio pudesse ver essa minha indignação. Sim! Indignação com os comentários absurdos que surgiram depois da escalação do “gaúcho” técnico Dunga.


Depois do golaço do lateral esquerdo Michel Bastos, contestado também, ficou difícil de reclamar não é? É claro que é mais difícil ainda depois de uma vitória por 3 x 0 sobre o Zimbábue, que não faz frente pra ninguém. Digamos que o gramado e as entradas violentas, duras, foram os maiores adversários.

Poderia usar aqui aquele dito popular. E agora José? Se referindo a aqueles que não querem o bem do técnico Dunga que estão agora procurando um defeito para criticar. Mas confesso que estou preocupado. Estou preocupadíssimo que reclamarão de algo que já foi pauta número um nas suas reclamações: a roupa. É sim, a Roupa do Dunga. Ele não estava bem vestido, não acham?

Mas o que temos que destacar é o empenho da seleção “podre” do técnico “retranqueiro”. Depois deste jogo, fiquei mais motivado ainda. Acho que o Dunga vai “fazer o crime”. Ele tem nas mãos uma seleção fechada. Estão focados em um só objetivo: O Hexa! E Que venha o Hexa para a alegria dos brasileiros e para a decepção dos que contestam uma seleção vencedora. Podem reclamar da roupa! Esse será o caminho de vocês.


Arte: blog paposdejornalista.blogspot.com