quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Escolhidos os professores ACT’s para o ensino municipal

Foram chamados na manhã de ontem, dia 26, pela Secretaria de Educação de Nova Erechim, os professores admitidos em caráter temporário (ACT’s), que trabalharão em 2011 na rede municipal de ensino.

São três profissionais. Um professor de educação física, um de educação infantil e um professor de artes.

Os novos educadores que terão contrato até 31 de dezembro de 2011, começam os trabalhos no dia primeiro de fevereiro. De acordo com a Secretária de Educação, Tanara Zunkowski, no dia primeiro será realizada uma reunião pedagógica. Após, serão 20 horas de formação continuada. As aulas iniciam no dia sete.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Secretaria de Educação escolhe professores ACT’s

A Secretaria de Educação de Nova Erechim escolherá amanhã, ás 8h na Prefeitura Municipal, os professores admitidos em caráter temporário (ACT’s). Conforme a Secretária de Educação, Tanara Zunkowski, serão contratados dois profissionais. “Temos uma vaga para Educação Física e outra para Educação Infantil, 20 horas”, afirma secretária.

A seleção dos professores é realizada através do processo seletivo. Tanara conta que o processo foi feito em 2009. “Prorrogamos o processo seletivo realizado no final de 2009 para este ano também”.

Em 2009 foi realizado o concurso público no município. Isso explica as poucas vagas para ACT’s.

Piquete Amigos do Rio Grande participa de rodeio

Neste final de semana foi realizado no município de Sul Brasil, mais uma edição do Rodeio Interestadual. O evento foi organizado pelo CTG Família Menegheti e contou com a participação do Piquete Amigos do Rio Grande de Nova Erechim.

Integrante do Piquete, César Cortina, diz que o rodeio foi um sucesso. "Foi maravilhoso. Cada vez eles estão se superando mais. Ginetes do Paraná e do Rio Grande do Sul estavam em Sul Brasil tentando fazer história no Oeste".

César participa do Piquete desde o ano passado e sempre esteve ligado as tradições gaúchas de Nova Erechim.

Manutenção de propaganda eleitoral pode gerar transtornos

Previsto em legislação, a propaganda eleitoral deve ser retirada 30 dias depois das eleições. Após isso, os responsáveis por todos os tipos de propagandas podem ser punidos. Em Nova Erechim, ainda se observa em alguns terrenos placas fixadas ou caídas.

A chefe do Cartório da 66ª Zona Eleitoral de Pinhalzinho, Juliana Teixeira Warmling, explica que a multa pode cair sobre o candidato. "A Justíça Eleitoral pode realizar uma operação para retirar as propagandas, então, as pessoas serão responsabilisadas. Se isso acontecer, não será por falta de aviso", destaca Juliana.

O segundo turno das eleições 2010 foi em 31 de outubro, portanto, o prazo limite para a retirada da propaganda era em primeiro de dezembro.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tragédia interrompe a vida de mais uma jovem "sonhadora"

Os jovens vem sendo as principais vítimas do transito no Brasil. No Oeste de Santa Catarina não é diferente. Prova disso foi mais um acidente no último domingo, dia 23, na BR 282, na Linha São José, Nova Erechim.

Francieli Corradi (Foto), 19 anos, foi vítima do trânsito violento da 282. Uma jovem sonhadora, admirada pelos amigos e familiares que sempre lutou com muita força pelos seus objetivos. Assim era a Fran, como era conhecida. “Era uma pessoa maravilhosa, estava sempre alegre, animando os outros mesmo quando o motivo era para chorar. Tinha sonhos, sofreu muito para conseguir estar ao lado das pessoas que ela gostava mas nunca desanimou”, conta, emocionada, a amiga que conviveu intensamente por quatro anos com Fran, Ana Cássia Back de Pinhalzinho.

Francieli morava e trabalhava em Saudades na empresa Dray. Ela era passageira do Gol dirigido por Cristiano Muller, seu namorado e o destino era Nova Erechim onde buscariam a mãe de Cristiano.

O namorado não teve lesões e estava em estado de choque. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Xanxerê, Francieli caiu do veículo, pois não estava usando cinto de segurança e foi atingida por um caminhão.
O corpo foi sepultado nesta segunda, as 10h30.

Jonas deixa Grêmio e irrita torcedores de Nova Erechim e região


Depois do episódio "Ronaldinho Gaúcho", que deixou os gremistas aborrecidos com a sua decisão de ir para o Flamengo, agora é a vez de descontentamento com o “Mestre Jonas”.
O artilheiro e um dos principais jogadores do Olímpico desde o ano passado, deixou o Grêmio na mão dois dias antes do principal jogo do ano para o Tricolor até então.(Na quarta-feira, tem jogo pela Libertadores com o Liverpool no Uruguai).

Ele comunicou a sua saída na noite de ontem para o Valencia da Espanha pela multa baixíssima de aproximadamente R$ 2,8 milhões. O Grêmio fez a sua parte, ofereceu R$ 600 mil mensais de salário mas não conseguiu segura-lo.

Gremistas da região Oeste se mostram indignados com a direção que concentrou forças na vinda de Ronaldinho e deixou de renovar com jogadores da casa. “O que espero agora é algum bom reforço para, se conseguirmos passar pelo Liverpool, a fase de grupo da Libertadores. Também espero que sejam renovados logo os contratos do Rochemback e do Gabriel”, sugere Augusto Zeizer de Saudades, SC.

Mas a mágua maior é com o goleador. Alguns não admitem mais uma trairagem no Olímpico. “Venceremos a Libertadores sem os traíras”, revolta-se, Jorge Batistel de Nova Erechim.

Jorginho chama Jonas ainda de “mercenário, sem coração e traidor”. Indagando que o episódio foi “uma sacanagem”.

O Grêmio vai a campo, sem Jonas, na próxima quarta, dia 26, às 22h em Montevidéu, contra o Liverpool no Uruguai.

Epagri volta hoje com o atendimento

A partir de hoje a Epagri retorna com o atendimento. O agrônomo, Cláudio Morgam confirma o início dos trabalhos em Nova Erechim.

O escritório municipal da Epagri funciona na prefeitura municipal de Nova Erechim.

Nova Erechim tem novo delegado

Valdir Parizoto é o novo delegado de Nova Erechim. Depois de mais de um ano tendo profissional do município de Saudades fazendo os trabalhos na delegacia, Nova Erechim tem um novo delegado.

A situação de não ter um profissional fixo na delegacia de Nova Erechim foi motivo de debates na comunidade, inclusive na câmara de vereadores onde foi aprovado um requerimento pedindo a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina um profissional. De acordo com o novo delegado, que veio de Chapecó, “os próximos meses serão de muito trabalho para por a casa em ordem”.

Correios de Nova Erechim vai contratar novo carteiro

Devido a transferência do carteiro para Gaspar, SC, a agência local dos Correios de Nova Erechim vai contratar um novo profissional através de concurso público que será realizado no mês de março.

De acordo com o gerente da agência, Vicente Silva, um carteiro provisório está trabalhando no momento.

Jovem morre em acidente em Nova Erechim


Francieli Coradi, 23 anos, morreu em acidente às 15h30 de ontem, no km 572 da BR-282, na Linha São José, Nova Erechim. Um Gol, placas de Pinhalzinho, saiu da pista, bateu contra o barranco e depois contra um caminhão Volkswagen, placas de Curitibanos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal de Xanxerê, Francieli estava no banco do carona e caiu do veículo, pois não estava usando cinto de segurança.
O motorista do Gol, Cristiano Muller, 23 anos, não se feriu.

O condutor do caminhão, Pedro Paulo, 24 anos, que viajava no sentido Chapecó – Pinhalzinho, disse que o Gol vinha em sentido contrário e tentou uma ultrapassagem. Segundo ele, chovia forte no momento. Ele acredita que o carro tenha aquaplanado.
Outros acidentes com vítimas fatais no trânsito de Santa Catarina neste final de semana foram registrados em Ararangua, Imbituba e Riqueza.

Grupo Rasga Mato organiza encontro de trilheiros


Será neste domingo, dia 30, a sétima edição do encontro de trilheiros em Nova Erechim. O evento é organizado pelo grupo Rasga Mato e terá a participação de centenas de trilheiros representantes de aproximadamente 40 municípios inclusive de outros Estados.

De acordo com o tesoureiro do Grupo, Diogo Wink, são mais de 20 barrancos no interior do município para os aventureiros.
O início das trilhas será às 7h. Ao meio dia terá almoço. Fichas com os membros do Grupo Rasga Mato. Informações no 3333 0388.

Nova Erechim continua com trabalhos de prevenção a Dengue


A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste identificou o sexto foco do mosquito da dengue no ano.
Elas estavam em um copo plástico no canteiro central do cruzamento da rua Sete de Setembro com a Santos Dumont, no centro. A confirmação saiu durante a tarde da última sexta.

Em três dias, foram registrados três focos do mosquito. A Secretaria irá redobrar os trabalhos de monitoramento e conscientização da população.

Em Nova Erechim, os trabalhos de monitoração do mosquito continuam. De acordo com o vigilante sanitário, Cláudio Frozza, são realizadas semanalmente vistorias em 15 armadilhas espalhadas no município. Oito Pontos Estratégicos também são vistoriados a cada 15 dias pela vigilância.

Frozza alerta a população de Nova Erechim para que continue cuidando para que não ocorram depósitos de água nas propriedades. As pessoas que viajam devem tomar cuidado máximo para não se contaminar.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CONFIRMADO!

Nova Erechim vai cantar e dançar mais uma vez ao som da Banda Movimentos.

Será neste dia 12 de fevereiro na Linha Suspiro o baile que vai agitar a região. Bailão com lançamento do CD "Sem Formalidades".

Antecipados na Interativa FM de Nova Erechim a 12 reais.


PROMOÇÃO – INTERATIVA E GRUPO DE JOVENS DA LINHA SUSPIRO.


É PRA NÃO PERDER!!!

Ultimo dia para matrículas na Escola Rudolfo Luzina

Termina hoje, dia 21, o prazo para a realização das matrículas para o ano de 2011 na Escola Rudolfo Luzina. Os alunos ou pais devem comparecer na escola das 14 as 17 horas para confirmar a vaga no ensino fundamental ou médio.


NOVA DIREÇÃO

A Escola Rudolfo Luzina deverá ter nova direção neste ano. De acordo com informações preliminares, líderes políticos de diferentes partidos de Nova Erechim que integram a Tríplice Aliança no Estado, participam hoje de uma reunião em Chapecó com representantes do governo de Santa Catarina para buscar um acordo e formar a nova direção.

Valdecir Solivo assume a presidência da Câmara

O vereador Valdecir Solivo assumiu no último dia 14, a presidência da câmara de Vereadores de Nova Erechim. O Democrata que é vice-presidente, estará no cargo até o dia 24 de janeiro devido a licença do vereador presidente Volnei Weschenfelder que está de férias.

Segundo Valdecir, a construção da sede da câmara será a prioridade de 2011.

Nova Erechim ajuda atingidos pelas chuvas de São Paulo e do Rio de Janeiro


Serão encaminhados hoje ao município de Chapecó, os donativos arrecadados em Nova Erechim para os atingidos da enchente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A campanha foi realizada nesta semana através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Erechim com o apoio da Rádio Interativa.

Conforme a secretária Elsa de Paula, os novaerechinenses ainda podem participar da ação entregando os donativos até a tarde de hoje.

As doações de roupas, calçados, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, fraldas descartáveis e água, serão encaminhas ao ginásio Ivo Silveira de Chapecó onde estão concentradas as doações dos municípios da região da Amosc.

Cooper Alfa de Nova Erechim participa do CDA 2011


Do dia primeiro a quatro de fevereiro a Cooperativa Regional Alfa realiza em Chapecó mais uma edição do Campo Demonstrativo Alfa (CDA) 2011. O evento que está na sua 10ª edição, tem por objetivo mostrar ao produtor associado, as novas tecnologias agrícolas e pecuárias.

Em Nova Erechim, mais uma vez os associados e familiares, terão a oportunidade de conhecer o CDA. A Cooper Alfa local vai disponibilizar o transporte gratuito. Os interessados deverão fazer a inscrição até o dia 26 de janeiro, quarta-feira da semana que vem.
O gerente da unidade local, Sadi Galiazi,acredita que o CDA é uma ótima oportunidade de conhecimento ao associado que poderá levar as novidades para a sua propriedade.

Suinocultura do Estado voltará a ter incentivos fiscais


O governador Raimundo Colombo confirmou ontem, dia 20, que vai reeditar o decreto que isenta de ICMS as operações com carne suína in natura dentro de Santa Catarina e com suíno vivo nas saídas interestaduais.

A medida foi anunciada em São Miguel do Oeste, na companhia do secretário da Agricultura, João Rodrigues. O decreto será formalizado nos próximos dias pela Secretaria da Fazenda e estabelecerá a isenção pelo prazo de 90 dias.
Hoje, a alíquota de ICMS praticada é de 17%.

Nova Erechim integra consórcio intermunicipal de asfalto

Em breve seis municípios da região Oeste terão uma usina de asfalto. Nova Erechim, Pinhalzinho, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e Águas Frias, são as cidades que participam do consórcio que vai proporcionar economia e progresso à nossa região.

Segundo informações do prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, o preço por metro quadrado do asfalto deverá reduzir pela metade.
O prefeito afirma que a expectativa é de que antes da metade do ano sejam realizados testes nas ruas dos municípios.

Voltando!

Depois de um tempo sem postagens, este humilde blogueiro que procura sempre informar com responsabilidade as notícias de Nova Erechim e da região, está de volta.

Quero mais uma vez deixar claro, que este é um espaço democrático de comunicação. É verdade que vezes não contentamos todos porque falamos a mais pura verdade que acaba não sendo digerida por alguns.

Mas, enfim, estamos aí. Que todos tenhamos um ótimo 2011.